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Vender certo ou vender a todo custo ?

Foto do escritor: Vinícius SeabraVinícius Seabra

Atualizado: 3 de jan. de 2023


Vender certo

Muitas empresas fazem essa pergunta diariamente: vender certo ou vender a todo custo?


Estamos na época de aquisições, onde grandes empresas compram empresas de pequeno porte.


Com isso, o processo de vendas é acelerado a todo vapor.


Abaixo, vou contar uma história sobre os impactos que uma venda pode causar.



Vender certo ou vender a todo custo ?


Uma empresa precisava aumentar suas vendas, e consequentemente aumentar o seu faturamento.


Para isso, se capacitaram com vários cursos e consultorias.


Ao final desses estudos, perceberam que estavam precisando de vendedor para realizar a estratégia de vendas, chamada outbound.


De fato, sabemos que o outbound é um processo demorado, que você planta e colhe depois de anos.


Por isso, o processo de inbound tem ganhado cada vez mais espaço nas vendas online.

Hoje em dia, precisamos de resultado o quanto antes.


A empresa ciente dessa dificuldade, decidiu adaptar uma nova função de vendas, chamada closer.


Essa nova função, os clientes interessados chegariam com ajuda do marketing, e em seguida seriam qualificados pelo SDR, o qual marcaria uma possível apresentação do produto para o closer.


Assim, venderia para pessoas interessadas, e se precisasse daria crédito para o cliente pagar quando quiser e quanto quiser também, já que tinha flexibilidade nas negociações.

Inclusive, reduzindo horas para o treinamento inicial do produto.


As vendas teoricamente aconteceram, óbvio.

Mas como os contratos estavam sendo assinados, isso é o que importava.


O que ninguém esperava, era que essas vendas não estavam dando lucro para empresa.

O próprio setor financeiro havia informado sobre a situação. Mas, como sempre batem metas de vendas, todos ignoravam a situação.


Passou algum tempo, perceberam que tinha algo errado com o financeiro.


Após meses de estudos, depararam com situação onde lifetime dos novos clientes eram curtos, e os valores recebidos não eram suficientemente viáveis para a empresa.


Ou seja, perceberam que estavam tomando prejuízos devido a toda energia que era consumida.


E assim, a empresa ficou sem crescer ...


Resumindo, a empresa começou a diminuir, mesmo vendendo MAIS!


Moral da história: Nem toda venda dá lucro!

Você prefere vender certo ou vender a todo custo?



Qual a importância dos processos internos?


O sucesso da venda começa na estratégia da administração, que é repassada para o marketing, em seguida para as vendas e sucesso do cliente.


Ao analisar o mercado, há situações na venda que devem ser validadas e entendidas por todos.


Após esse processo, definir o seu público alvo e sua blacklists para vendas.


Quando algum setor não entende o processo, é problema…


Caso isso aconteça, a empresa terá muitas particularidades, deixará de ser escalável, e gastará muito tempo para resolver problemas.


Por isso, ter os processos alinhados e entendidos é muito importante para corresponder às expectativas de todos.



Preço X Valor


Para muitas pessoas, esses termos podem ser parecidos.

Mas a verdade é que tem muita diferença!


O preço do produto é uma forma fácil de se falar, e simples de entender.


O valor do produto é difícil de se mostrar, e mais difícil ainda de compreender.


Essa diferença o vendedor tem que estar atento.


Quais os pontos positivos do meu produto?


Como posso resolver o problema do cliente?

O que busca? Qual a sua expectativa?


Qual a sua dor? Meu produto de fato, vai atender o cliente?


Caso fique na dúvida, lembre-se de sua blacklist e não tenha medo de uma possível perda.




Por que a empresa dá prejuízo mesmo vendendo muito?


Primeiro precisamos entender qual o valor do CAC (Custo por Aquisição do Cliente).

Basta dividir o valor total que foi investido para adquirir clientes pelo número de clientes conquistados em um determinado período.


Verifique também a questão financeira dos processos internos: Recursos + frete + tributos + comissões + tempo + CAC.


Após essa análise, veja se realmente o que está recebendo é rentável para sua venda.


Por mais óbvio que seja, muitas empresas esquecem desses cálculos, principalmente aquelas com valores recorrentes.


E quando o cliente cancelar antes desse retorno financeiro, o prejuízo é certo!



Conclusão


É muito importante entender a cultura da empresa, ideias e expectativas.


A venda saudável sempre será a melhor opção.


Com ela a lifetime e ticket médio aumenta, e o churn diminui.


Além de valorizar a sua marca!



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