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As marcas que estão na web têm mais vantagens sobre as que ainda só participam dos meios tradicionais . Isso ocorre porque:
● Elas estão mais próximas dos consumidores , apresentam propostas mais claras e têm a possibilidade de gerar um bom retorno nos diversos momentos do negócio, desde a busca de informação até a compra efetivamente e o pós-compra.
● Elas estão mais próximas do cliente e apresentam respostas mais rápidas e com a possibilidade de desenvolver um relacionamento com o consumidor nos diversos momentos do negócio , desde a busca de informações até a compra efetivamente e o pós compra.
● Elas estão mais próximas do mercado , apresentam respostas mais rápidas e têm a possibilidade de desenvolver um relacionamento de responsabilidade com o consumidor nos diversos momentos do negócio , desde a busca de informações até a compra efetivamente e o pós-compra.
● Elas estão mais próximas do mercado , apresentam grande interação e têm a possibilidade de desenvolver novos negócios , que incluem a busca de informações, a compra efetivamente e o pós compra.
● Elas estão mais próximas do mercado e apresentam mais interatividade o anunciantes nos diversos momentos do negócio, desde a busca de informações até a compra efetivamente e o pós compra.
Elas estão mais próximas do mercado , apresentam respostas mais rápidas e têm a possibilidade de desenvolver um relacionamento de responsabilidade com o consumidor nos diversos momentos do negócio , desde a busca de informações até a compra efetivamente e o pós-compra.
O consumidor do século XXI:
I. Está cada vez mais astuto , impaciente e tecnicamente sofisticado.
II. O seu comportamento virtual é previsível.
III. Possui peculiaridades quanto ao seu perfil e quanto ao comportamento de compra.
IV . É passivo e bem informado.
Estão corretas as afirmações:
Alternativas:
● I e II.
● II, III e V I
● I, II e III.
● I e III.
● I e V I.
I e III.
Segundo a segmentação tecnográfica, os consumidores otimistas classificados como pechincheiros buscam tecnologia barata com a finalidade de:
Alternativas:
● inovação.
● crescimento.
● exclusão .
● diversão.
● interação.
diversão.
O modelo de negócio conhecido como Business -to-employe e (B2E ) pode ser entendido como :
● as relações que envolvem a empresa e os fornecedores.
● as relações que envolvem a empresa e os consumidores.
● as relações que envolvem a empresa e outras empresas.
● as relações que envolvem a empresa e os colaboradores.
● as relações que envolvem consumidores e colaboradores.
as relações que envolvem a empresa e os colaboradores.
Partindo da necessidade de estruturação de um negócio baseado na liderança de marca, surgiu o conceito de brand equity, que significa:
● o valor agregado à marca pelo produto ou serviço devido a força do produto.
● o valor agregado a algum produto ou serviço devido a força da marca.
● o ativo de uma marca ligado ao nome da marca que subtrai um bem ou serviço.
● o valor agregado à empresa pelo produto o u devido a força do serviço .
● o ativo de uma marca ligado ao rendimento financeiro de um bem ou serviço .
o valor agregado a algum produto ou serviço devido a força da marca.
Na relação internet e empresas, considere as afirmações a seguir:
I. Na internet, uma empresa pode atingir diversos perfis de público, com diversos tipos de bens e serviços .
II. Forma-se um mercado caracterizado por diferentes expectativas, perspectivas, necessidades, desejos e recursos.
III. Há uma restrição no número de possíveis consumidores dos produtos.
IV . Há a preferência das empresas por atingir somente um público menor, porém com mais dinheiro sempre.
V . O consumidor passou a ter mais poder de compra, e também de influência.
As afirmações corretas são:
● III e V .
● I e III.
● I, II e V
● I, II e III.
● II, IV e V .
I, II e V
O formulário é uma ferramenta tradicional de pesquisa na web e por meio desses formulários, a empresa obtém:
● dados sobre o comportamento do consumidor em tempo real e indica a quantidade de cliques.
● o número de visitas e de cliques em assuntos de interesse, como propagandas.
● dados demo gráficos e comportamentais , tais como idade, sexo , locais e momentos de frequência que ajudam a traçar o perfil do público.
● o caminho do consumidor percorrido na rede e pode ajudar a traçar o perfil desse consumidor.
● dados do histórico da empresa e indica os melhores caminhos para realizar a
comunicação.
dados demo gráficos e comportamentais , tais como idade, sexo , locais e momentos de frequênci a que ajudam a traçar o perfil do público.
O spam é uma ação de marketing digital bastante usada por empresas que enviam propagandas de seus produtos /serviços aos usuários sem o consentimento, o chamado lixo eletrônico. Em casos mais graves o spam:
● É uma ação que exige alto custo e pode comprometer a marca da empresa e seus usuários.
● pode prejudicar o destinatário , pois podem conter vírus o u programas maliciosos capazes de roubar dados e senhas dos usuários.
● é uma ação que exige muito tempo de planejamento e pode prejudicar a empresa e o consumidor.
● é uma ação que exige muito tempo de planejamento e pode comprometer apenas a marca da empresa
● pode prejudicar o destinatário , pois por meio do spam o consumidor pode perder
dados do seu computador.
pode prejudicar o destinatário, pois podem conter vírus o u programas maliciosos capazes de roubar dados e senhas dos usuários.
A segmentação geográfica na internet:
● leva em consideração aspectos de localização geográfica, tais como cidade, estado, país, região, bairro, ruas , etc.
● leva em consideração os aspectos da rede e seus componentes.
● leva em consideração apenas os aspectos sociais em determinada região onde há consumidores.
● leva em consideração a renda e a classe social a qual pertencem os consumidores .
● leva em consideração os aspectos do perfil do consumidor virtual, como hábitos de
consumo e estilo de vida.
leva em consideração aspectos de localização geográfica, tais como cidade, estado, país, região, bairro, ruas , etc.
Em relação ao modelo de negócio conhecido como comércio misto podemos afirmar que:
● possui instalações físicas que é seu principal canal de comercialização de produtos mas não atua na internet.
● são empresas produtoras que vendem diretamente para consumidores apenas por meio virtual .
● são empresas produtoras que vendem diretamente para outras empresas apenas
por meio virtual.
● possui instalações físicas e um de seus canais de comercialização de produtos é a internet.
● possui apenas instalações físicas que é seu principal canal de comercialização de produtos
possui instalações físicas e um de seus canais de comercialização de produtos é a internet.
"Dada a velocidade da internet, é importante agir com rapidez em relação a informações coletadas on-line." (KOTLER; KELLER, 2012, p. 75). Por isso, é preciso que as empresas se preocupem com a imagem que vão passar nas mídias digitais e que tipo de informações que elas querem divulgar para o público. Em razão disso, existem algumas dicas para que as marcas criem boas páginas nas mídias sociais digitais, então analise as afirmativas a seguir e depois escolha a alternativa que apresenta a resposta correta: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
I. As empresas que mais se destacam nas mídias sociais digitais são aquelas que alternam constantemente a imagem escolhida, despertando assim o interesse dos consumidores.
II. A empresa deve utilizar o nome real da marca e se possível replicá-lo em todas as mídias conforme disponibilidade.
III. Ainda falando do nome utilizado pela marca, este deve ser limpo e simples.
IV. As marcas devem evitar ao máximo replicar informações na bio.
V. Sobre a imagem da empresa essa deve revelar a identidade da empresa.
ll, lll e V.
“Atualmente, forças sociais importantes, e em alguns casos interligadas, criaram novos comportamentos, oportunidades e desafios de marketing.” (KOTLER; KELLER, 2012, p. 11). KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
Para tanto, cada empresa precisa traçar a sua estratégia para poder promover a marca junto ao seu público-alvo, visto isso existe a possibilidade de informar os consumidores sobre as ofertas da organização através do inbound marketing ou do outbound marketing, sendo que ambas as ações têm características distintas.
Relacione a coluna a seguir de acordo com as informações apresentadas:
(1) Inbound Marketing
(2) Outbound Marketing
( ) Envio de propagandas e e-mails não desejados em momentos inoportunos.
( ) Marketing de entrada que traz o consumidor pra marca.
( ) Trabalha empurrando o produto para o consumidor.
( ) Busca oferecer algo que seja relevante para o público-alvo.
Agora, assinale a alternativa correta:
2-1-2-1
"Os profissionais de marketing estão se deparando com pressões cada vez maiores para mostrar como a função de marketing está ajudando a empresa a alcançar suas metas e objetivos." (KOTLER; KELLER, 2013, p. 40). E, para atender a demanda das empresas nada melhor que elaborar estratégias que tragam bons resultados, e uma maneira de fazer isso é produzindo e disseminando conteúdo de qualidade que seja revertido em oportunidades. Portanto, sobre o tema Marketing de Conteúdo é correto afirmar que: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Marketi ng essencial: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
O conteúdo produzido pelas empresas devem engajar o público-alvo sem que seja invasivo, criado a partir de um planejamento.
“O objetivo central do Inbound Marketing é transformar usuários em leads.” (ASSAD, 2016, p. 8). Leads são pessoas que podem ser potenciais compradores da marca, e para que uma empresa consiga ter uma boa taxa de conversão de leads ela precisa trabalhar corretamente o inbound marketing, ou seja, conhecer e aplicar da maneira mais eficaz as técnicas que essa ferramenta oferece, para tanto, identifique algumas das principais características do Inbound Marketing assinalando a alternativa correta: ASSAD, N. Marketing de Conteúdo - Como Fazer sua Empresa Decolar no Meio Digital. Atlas, 2016.
* Desenvolvimento de estratégias nos PDV (Ponto de Venda) e pesquisa de mercado.
* Utilização de um canal de comunicação específico para enxugar o público e assim atende-lo melhor.
* Elaboração de conteúdos diversos, extensos e midiáticos para produzir questionamentos nos consumidores.
* Panfletagem aleatória para o público em geral e publicidade paga na internet.
Criação e personalização de conteúdos relevantes, e aferição de dados que ajudam a compreender o comportamento do consumidor.
Para que uma marca seja referência no mercado em que atua ela precisa não apenas tem bons produtos/serviços, mas também conquistar e fidelizar o seu público-alvo, para que assim ela possa crescer, e uma maneira de fazer isso é utilizando o inbound marketing, que segundo o Dhruv (2016), atualmente é visto como um novo conjunto de ferramentas de marketing que auxiliam no contato da empresa com os seus clientes.
DHRUV, G. Marketing. 4 ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.
De acordo com as afirmativas a seguir, considerando os objetivos do inbound marketing, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Atrair o consumidor através de conteúdo interessante.
( ) Ganhar clientes e fazer com que eles sejam divulgadores da marca.
( ) Distribuir folhetos informativos para o maior número de consumidores.
( ) Converter os investimentos de divulgação da marca em ações de telemarketing.
Agora assinale a alternativa correta:
V - V - F - F.
“[...] quando sua geladeira quebra e você passa a pesquisar os preços das opções do mercado, entra num site sobre novidades em eletrodomésticos e depois recebe um e-mail sobre uma geladeira moderna e os diferenciais que ela possui e dias depois recebe um e- mail de promoção do produtor. De forma resumida, podemos ver que nessa situação a chance de compra é enorme porque o lugar, o tempo e o conteúdo estão perfeitamente alinhados.” (ASSAD, 2016, p. 9). ASSAD, N. M arketing de Conteúdo - Como Fazer sua Empresa Decolar no Meio Digital. Atlas, 2016.
Para que uma empresa obtenha bons resultados com o e-mail marketing ela precisa fazer dele algo além de uma newsletters ou promoção de vendas, é preciso criar estratégias, diante disso relacione a coluna a seguir de acordo com as informações apresentadas:
(1) Ferramenta de Aquisição
(2) Ferramenta de Conversão
(3) Ferramenta de Construção de Marcas
(4) Ferramenta de Entrega de Serviços
( ) Utilizar o e-mail como suporte e para problemas serem resolvidos.
( ) Atuar com parceiros e assim conhecendo novos.[UC2]
( ) Por meio da estratégia de conteúdo e do envio de ofertas, obt er leads e transformar isso em vendas.
( ) Divulgar notícias sobre as ações feitas pela marca.
Agora, assinale a alternativa correta:
4,1,2,3.
“Como toda estratégia de comunicação, aquelas que são planejadas tendo em vista a atuação nas mídias sociais devem ter objetivos e metas bem definidos, estar subsidiadas por ações concretas e adequadas para sua implementação e dispor de instrumentos para avaliar a sua aplicação.” (BUENO, 2015 , p. 127). BUENO, W. da C. Estratégias de comunicação nas mídias sociais. Barueri, SP: Manole, 2015.
Além das empresas criarem um perfil nas mídias sociais como Facebook ou Instagram, elas podem impulsionar as postagens que fazem nessas plataformas para obter melhores resultados, ou seja, ter seus anúncios visualizados por um maior número de pessoas. De que forma os anúncios podem ser pagos para que as marcas tenham maior projeção na esfera digital?
* O custo das postagens variam de acordo com: tamanho da empresa, quantidade de seguidores nas mídias sociais, impacto no nicho de mercado e condições ofertadas pela plataforma digital.
* Custo por clique; custo por mil; custo por aquisição, custo por visualização; custo por engajamento.
* Troca de benefícios entre as empresas e as plataformas digitais.
* Pagamento à vista ou parcelado.
* Empresas oficiais e com um número de seguidores "X" têm acesso a ferramentas que oferecem formas de pagar e impulsionar postagens.
Custo por Clique; Custo por Mil; Custo por Aquisição; Custo por Visualização; Custo por Engajamento.
O marketing atualmente tem um grande desafio que é planejar ações que contemplem vários meios e tecnologias existentes. (TURCHI, 2019). TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.
Tanto as mídias tradicionais como tv e rádio, como as mídias online, são utilizadas pelos profissionais de marketing para que eles possam divulgar a empresa e seus produtos para o público-alvo, visto isso as estratégias de outbound marketing se utilizam de alguns meios para que as ofertas da marca sejam propagadas.
Sabendo disso, escolha a alternativa que apresenta a afirmação correta sobre meios de propagação do outbound marketing:
* O foco do marketing através do outbound é contatar os clientes por meio de mensagens que na maior parte do tempo são propagadas pela internet.
* O outbound marketing pode ser feito tanto nas mídias tradicionais como rádio, tv, jornais e resistas, como na internet em anúncios no youtube.
* O outbound marketing atua principalmente nas mídias online como facebook, instagram e youtube.
* As mídias que o outbound marketing opera são em sua maioria tradicionais.
* As mídias tradicionais são utilizadas pelo inbound marketing enquanto as mídias online, são mais usadas pelo outbound marketing.
O outbound marketing pode ser feito tanto nas mídias tradicionais como rádio, tv, jornais e revistas, como na internet em anúncios no youtube.
“E-mail marketing. É a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos predefinidos, analisando o retorno gerado por meio de relatórios e gráficos.” (COBRA; URDAN, 2017, p. 311). COBRA, M.; URDAN, A. T. Marketing básico. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Uma das ferramentas utilizadas pelo marketing e apesar de estar um pouco banalizada é o e-mail marketing, porém ele ainda pode gerar um bom retorno para as empresas se for bem administrado, ou seja, se ele for elaborado de uma maneira que desperte a atenção dos consumidores. Visto isso, assinale a alternativa correta que apresenta as formas ideais para elaborar um e-mail marketing atrativo:
* Utilizar da técnica: propagandas que empurram produtos
* Usar da criatividade, criar conteúdo relevante e ter ofertas personalizadas.
* Não há critérios que definem um bom e-mail marketing, o que faz um e-mail marketing ser atrativo é o quão extenso ele é, ou seja, quanto mais informações melhor.
* Para redigir um bom e-mail marketing a frase "este produto/serviço é o melhor" precisa constar ao longo do texto.
* O envio de diversos e-mails marketing para o mesmo usuário tecnicamente traz mais retorno para empresa.
Usar da criatividade, criar conteúdo relevante e ter ofertas personalizadas.
“O Marketing de Conteúdo, conhecido também como Con-tent Marketing, envolve todo o processo de planejamento, criação e compartilhamento de conteúdo que tenha como foco o usuário enquanto cliente potencial.” (ASSAD, 2016, p. 11). ASSAD, N. Marketing de Conteúdo - Como Fazer sua Empresa Decolar no Meio Digital. Atlas, 2016.
O conteúdo criado por uma empresa para que os consumidores tenham a sua atenção voltada para a marca é tão importante que os profissionais de marketing precisam se dedicar com vigor para obter bons resultados nas suas estratégias, visto isso é necessário que para criar uma ‘estratégia de conteúdo’ se obedeça alguns critérios, quais são eles?
* Tríade do Conteúdo ou 3C's - Contínuo, Consistente e Convincente.
* Pirâmide do Conteúdo que envolve: Pesquisa de Mercado, Coleta de Dados e Análise dos Indicadores.
* São quatro as etapas, sendo elas: Preço, Praça, Produto e Promoção.
* Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
* Os 8P's de Marketing que está relacionado aos 4P's já conhecidos (Preço, Praça, Promoção, Produto) e engloba outros novos 4P's: pessoas, processos, posicionamento e performance.
Tríade do Conteúdo ou 3C's - Contínuo, Consistente e Convicente.
Uma das mais populares rede social é o Facebook, que tem a posição absoluta em termos de acesso e usuários. Em seu livro, Porto (2014) divulga alguns dados importantes sobre o impacto dessa rede social no acesso dos usuários à internet: “De acordo com dados do Facebook: em dezembro de 2013, 945 milhões de usuários mensais acessaram o Facebook via dispositivos mobile; em dezembro de 2013, o Facebook obteve a média de 757 milhões de usuários diários; 81% dos usuários diários do Facebook são fora dos Estados Unidos e Canadá; em dezembro de 2013, o Facebook bateu a incrível marca de 1,23 bilhão de usuários mensais.” (PORTO, C. Facebook Marketing. 1. ed. Novatec: São Paulo, 2014. p. 76.)
Assinale a alternativa que apresente os exemplos de indicadores, de acordo com os dados apresentados sobre o Facebook.
Procedência do tráfego online (ex: SEO, Facebook).
Interação online com a marca (ex: números de visitantes, usuários).
Tráfego nas mídias sociais (ex: retorno das campanhas).
Reputação da marca (ex: total de críticas, grau de satisfação).
Rentabilidade do investimento online (ex: total de vendas) Interação online com a marca (ex.: números de visitantes, usuários).
Ao iniciar um planejamento online, profissionais de marketing fazem uma análise interna da empresa. Uma ferramenta útil para isso é SWOT, que auxilia de maneira sistemática identificar os pontos fortes e fracos da empresa, de um lado, e as oport unidades e ameaças por outro. Como destaca Matos (2015, p. 41): “A análise SWOT é uma ferramenta utilizada nas organizações a fim de facilitar a definição das estratégias a serem implementadas. Isso se deve ao fato de que ela utiliza-se das informações do macro e micro ambiente.”. (MATOS, D. R. Análise de viabilidade de implantação de uma estrutura de e-commerce para uma empresa de móveis e esquadrias de São João do Sul - SC. Monografia, UNESC. 2015. p. 99.)
Em seu trabalho, Matos apresenta uma matriz SWOT de uma empresa analisada, como mostra a seguinte matriz.
Figura 1: Análise de matriz SWOT de empresa de estética.
Fonte: Elaborada pela autora, baseada em MATOS, 2015.
Considerando a matriz acima, escolha a opção que descreve uma oportunidade para a empresa em estudo.
Crescimento da construção civil.
Carência de mão de obra qualificada.
Muitos concorrentes.
Investimento na qualidade de produtos.
Pagamento facilitado.
Crescimento da construção civil.
O boca a boca sempre foi uma técnica usada por empresas para que mais consumidores pudessem saber da sua marca. Com as novas tecnologias do mundo digital, o marketing viral ganhou outras proporções em relação a imediatez com que o conteúdo é replicado e ao número de pessoas impactadas. Segundo Barichello e Oliveira (2010): “A partir da necessidade que os indivíduos têm de compartilhar e gerar boca a boca espontâneo nas redes, o marketing viral se mostra em conformidade com o processo de comunicação entre consumidores nas redes. Ele se apoia largamente nos recursos digitais disponíveis, com a finalidade de oportunizar aos consumidores o compartilhamento espontâneo de conteúdos, ao mesmo tempo em que promove uma marca.”. (BARICHELLO, E. M. M. R.; OLIVEIRA, C.
C. O Marketing viral como estratégia publicitária nas novas ambiências midiáticas. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 29-44, jan./jun. 2010. p. 35. Sobre marketing viral, leia as afirmativas a seguir e indique V como verdadeiro e F como falso.
( ) São conteúdos gratuitos para ser mais facilmente compartilhados.
( ) São conteúdos com altos números de compartilhamentos.
( ) Não possuem conteúdo atrativo e, em geral, são bem complexos.
( ) São mensuráveis e apresentam números e estatísticas claros.
( ) Podem ter o formato de imagens, mas nunca vídeos.
Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.
V, V, F, V, F
Avaliar a jornada de compras é fundamental para saber o processo que os consumidores fazem de considerar um determinado produto até efetivar a compra. Um processo que pode ser relativamente longo, como é a jornada das noivas para preparar um casamento. Um processo que envolve etapas bem definidas, desde a definição do orçamento, planejamento, pesquisa de fornecedores, decisões, lua de mel e compartilhamento da experiência.
Figura 5: Ilustração da jornada de compra de noivas.
Fonte: JESUS, et.al, 2018, p. 6.
Sobre o funil de compras, leia atentamente os diferentes tipos de conteúdos das três grandes etapas.
(1) Conteúdos para o topo do funil (atração e interesse).
(2) Conteúdos para o centro do funil (relacionamento e intenção).
(3) Conteúdos para o final do funil (avaliação e ação).
Agora relacione cada etapa com a descrição da estratégia de conteúdo que deve ser aplicada.
( ) Total foco para o fechamento da venda, nessa etapa o conteúdo tem que ser capaz de convencer que é o melhor produto para compra.
( ) Conteúdo de relevância voltado para atrair a maior quantidade possível de público para um determinado canal, a exemplo de site, redes sociais ou blogs.
( ) Trata-se de conteúdos mais específicos para mostrar de forma convincente que produtos ou serviços podem satisfazer necessidades ou resolver problemas.
( ) Nessa etapa, podem-se utilizar diferentes técnicas: SEO, links patrocinados e a atualização de conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção.
( ) Alguns tipos de conteúdos - como artigos de blog, cases de sucesso ou promoções e descontos - permitem criar senso de urgência para a compra.
Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.
3, 1, 2, 1, 3.
Tão importante quanto saber quem é o seu cliente, é saber que caminho ele percorreu até achar o seu produto e comprar. No marketing digital, montar esse tipo de mapa ficou mais fácil usando uma ou mais ferramentas para identificar bem os resultados de uma ação.
Como destaca Canfield (2017, p. 2), a jornada do consumidor “busca mapear os momentos essenciais que o consumidor vivencia durante a sua interação com a empresa, desde o primeiro até o último passo”. (CANFIELD, D. S. O design thinking na jornada do consumidor em uma steakhouse no Brasil. Caderno Profissional de Marketing - UNIMEP, Piracicaba, v. 5, n.3, p. 1-14, 2017.)
Outro nome que se atribui a jornada do consumidor é o _________________.
Das alternativas a seguir, assinale a que melhor completa a frase acima.
( ) Rastros de experiência do consumidor.
( ) Mapa de vida do consumidor.
( ) Mapa de acesso ao consumidor.
( ) Mapa de experiência do consumidor.
( ) Jornada de vida do consumidor.
Mapa da experiência do consumidor.
Com o aumento de acesso a internet no Brasil, principalmente a partir do uso de smartphones, cada vez mais consumidores têm acesso a ofertas de produtos e serviços no mundo online. Entretanto, muitos especialistas são críticos a esse crescimento, principalmente quando olhamos a infraestrutura do país. Conforme o estudo de Silva (2014) a respeito deste assunto, temos o resultado SWOT para empresas que atuam no e-commerce no Brasil, como ilustra a figura a seguir. (SILVA, E. M. S., et al. A importância da logística para o comércio eletrônico: um estudo de caso. Revista GEINTEC - ISSN: 2237- 0722. São Cristóvão/SE. vol. 4, n.1, p. 518-532, 2014.)
Figura 2: Análise de matriz SWOT de empresa do segmento de e-commerce.
Fonte: SILVA, 2014, p. 528.
A partir dos dados da figura anterior, assinale as afirmativas a seguir com V para verdadeiro e F para falso.
( ) O mercado online apresenta ameaças que são variáveis do ambiente interno, como mídia reduzida e meios de pagamentos limitados.
( ) Ao fazer uma análise interna, encontrou-se uma oportunidade relacionada ao fato o mercado de e-commerce no Brasil estar crescendo.
( ) O comércio eletrônico no Brasil tem como grande oportunidade a ampliação das linhas de oferta (mercadorias e serviços).
( ) As ameaças são exemplificadas através do aumento da concorrência, especialmente ampliação de concorrentes regionais.
( ) O fato de muitas empresas terem uma logística própria para empresa pode ser considerada uma força, relacionada ao ambiente interno.
Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.
F, F, V, V, V.
O funil de vendas inclui uma série de etapas, cujo objetivo final é a venda. Para chegar até a etapa de conversão, é necessário conhecer bem o comportamento do consumidor e saber relacionar-se bem nas diferentes etapas. Sobre tal tema, Silva (2018, p. 55) descreve que: “O marketing de relacionamento online tem três objetivos básicos: a aquisição, conversão e a retenção. A meta da conversão, que é a ação esperada da parte do visitante; na landing page das Lojas Renner, é a conversão de receita, pois a venda é o objetivo.”
(SILVA, V. B. Marketing digital como ferramenta estratégica e as oportuni dades nas redes sociais. Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP, v. 2, n. 1, p 25-62, 2018.)
A seguir, vemos um exemplo de Silva sobre uma landing page da Renner.
Figura 4: Exemplo de landing page das Lojas Renner.
Fonte: SILVA, 2018, p. 55.
Assinale o objetivo correto de uma landing page no processo de funil de vendas.
É uma técnica utilizada para ganhar credibilidade com o consumidor de forma que se possa construir um melhor relacionamento com ele.
É um conjunto de técnicas de marketing online que permite aos profissionais de marketing mensurar os resultados em detalhe.
É um instrumento como o e-mail marketing que tem objetivo de entregar valor para a pessoa e mantê-lo interessado ao longo de toda a jornada.
É uma técnica utilizada no funil de vendas para converter. Consiste em uma página que pode incluir formulário para possibilitar ações de venda direta.
É uma técnica de atração para aprender mais sobre o usuário e descobrir mais sobre suas intenções de compras.
É uma técnica utilizada no funil de vendas para converter. Consiste em uma página que pode incluir formulário para possibilitar ações de venda direta.
A grande vantagem de avaliar todo o percurso que o consumidor faz, desde a fase de querer mais informações até a decisão de comprar, é poder ajustar o melhor conteúdo e estratégia em cada fase de interação. A respeito das fases que os compradores percorrem nessa jornada, as principais são:
(1) aprendizado e descoberta;
(2) reconhecimento do problema;
(3) consideração da solução;
(4) decisão.
Sobre cada etapa, enumere corretamente a descrição para cada fase da jornada do consumidor.
( ) É a fase em que o consumidor já avalia qual produto comprar. Já entendeu seu problema e soluções possíveis. Por isso, as empresas têm que ser resolutivas, mostrar as vantagens da solução para que essa seja a escolhida.
( ) O consumidor entende que há um produto que resolve um problema que tem. Por isso, as empresas devem focar em confirmar essa oportunidade, apresentando as soluções possíveis.
( ) Consumidor ainda não tem ideia da necessidade ou um problema a resolver, mas já mostra algum interesse. Por exemplo, quando faz uma busca no Google. O objetivo da empresa deve ser focar em atrair esses usuários.
( ) O consumidor já identificou as soluções possíveis para solucionar seu problema e quer escolher a melhor delas. Nessa etapa, a empresa precisa mostrar mais a fundo o seu produto, e criar um senso de urgência.
Agora assinale a alternativa que traz a sequência correta a respeito do processo de jornada do consumidor.
4, 2, 1, 3.
Os executivos da empresa Audix, especializada em produtos auditivos, estão apreensivos. Fecharam o ano fiscal com perda de mercado para o principal concorrente, e queda nas vendas em 37% comparada ao ano anterior. Após exaustivas reuniões às vésperas do novo ano, verificaram um forte erro no planejamento estratégico de marketing da empresa. Basicamente, erraram em um dos quesitos centrais de todo planejamento:
análise de resultados. Com campanhas que não eram voltadas para o público-alvo, gastaram muito mais em campanhas que não tiveram retorno do investimento feito. Sobre planejamento de marketing digital, assinale a alternativa correta.
* No caso do planejamento, deve-se partir dos resultados que a empresa quer alcançar e, por fim, efetuar uma avaliação da empresa quando a estratégia definida para alcançar o público-alvo que se quer conquistar.
* É um processo bem elaborado, cujas etapas iniciais envolvem a avaliação da empresa e seus pontos fortes e fracos, sem necessidade de avaliar os fatores externos como oportunidades e ameaças.
* É praticamente um ciclo que não tem fim e exige muita atenção ao controle de resultados ao longo da execução dos planos de ação para avaliar se o planejamento feito está na direção correta. Se não, é hora de promover ajustes.
* O planejamento de marketing começa com análise da empresa, seus pontos fortes e fracos, mas levando em consideração o mercado em que a empresa tua, logo pode se definir uma melhor estratégia de expansão.
* É um processo que envolve ações de planejamento e definição de um plano de ação. Com muita atenção nas etapas iniciais, é praticamente impossível que o plano falhe e por isso deve ser executado sem modificações.
É praticamente um ciclo que não tem fim e exige muita atenção ao controle de resultados ao longo da execução dos planos de ação para avaliar se o planejamento feito está na direção correta. Se não, é hora de promover ajustes.
Lidiane tem uma clínica de estética de tratamentos não invasivos. A sua ideia surgiu do forte crescimento do mercado, cada vez mais mulheres buscando tratamentos alternativos, com recuperação mais rápida que procedimentos tradicionais e preços mais baixos. Com o aumento da concorrência, Lidiane viu suas vendas caírem pela metade no último semestre. Devido ao cenário mais competitivo, buscou uma agência externa que pudesse ajudar no seu reposicionamento online. O primeiro passo da consultoria foi ajudar Lidiane a montar uma análise SWOT.
A seguir, apontamos alguns resultados da matriz feita.
I. Aumento da concorrência, publicações médicas criticando a veracidade dos tratamentos e nova regulamentação mais rígida.
II. Qualidade dos profissionais, excelente localização da clínica, preços atrativos e competitivos.
III. Demora no atendimento, poucas ações de marketing e pouca especialização dos esteticistas em tratamentos mais modernos.
IV. Ciclo positivo da economia, consumidores buscam melhor qualidade de vida e maior conscientização por práticas não invasivas.
Relacione os resultados acima com os respectivos quadrantes da Matriz SWOT.
( ) Oportunidades.
( ) Pontos Fortes.
( ) Barreiras.
( ) Pontos Fracos.
Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.
IV, II, I, III.
As decisões estratégicas de marketing se baseiam, entre outros aspectos, na inteligência de mercado. Ela faz uma ligação entre os diversos pontos estratégicos para a empresa e os “amarra” em decisões estratégicas. Sobre a discussão de inteligência de mercado, assinale as alternativas corretas:
I. O Marketing aliado às outras áreas da organização define estratégias de acordo com as necessidades e oportunidades detectadas por meio da inteligência de mercado.
II. A inteligência de mercado possibilita a obtenção de informações precisas, ou com menor grau de incerteza.
III. A inteligência de mercado busca pistas sobre tendências e mudanças no cenário mercadológico, acompanhando e monitorando as informações do setor.
IV. A inteligência competitiva é o processo de coleta de dados. A análise e disseminação de informações não são elementos da inteligência competitiva.
V. A inteligência de mercado é uma falácia.
São verdadeiras as afirmativas:
I - V.
I - III - IV.
II - IV.
III - V.
I - II - III
I - II - III
Sobre as organizações de alto desempenho que investem em comunicação integrada de marketing, analise as afirmações:
I. Organizações de alto desempenho contam sempre com excelentes processos, o que passa a ser o elemento principal de empresas com essa característica.
II. Empresas de alto desempenho se preocupam em monitorar sistematicamente o ambiente, adequando-se rapidamente ao ambiente em evolução.
III. Empresas de alto desempenho compreendem a importância da hierarquia. Nelas, os líderes são os responsáveis por pensar, agir, tomando decisões e atuando rapidamente e, posteriormente, essas decisões são repassadas aos demais funcionários. O cuidado em selecionar corretamente e treinar deve ser com foco exclusivo nos líderes, trazendo os mais adequados para a organização.
São verdadeiras as afirmativas:
II, apenas.
I - III.
III, apenas.
I, apenas.
II - III
II, apenas
Sobre a análise SWOT, avalie as afirmações:
A. A análise SWOT exerce o papel de estruturar a adequação entre o que uma organização pode (forças) e não pode (fraquezas) realmente fazer, e as condições ambientais que atuam a seu favor (oportunidades) e contra (ameaças).
B. Na análise SWOT os pontos fortes e fracos, que se referem ao ambiente interno, são considerados variáveis incontroláveis.
C. A SWOT considera os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Os pontos fortes e fracos referem-se aos processos internos, como os departamentos da empresa, por exemplo. Já as ameaças e oportunidades estão ligadas aos fatores externos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
A e B, apenas.
B e C, apenas.
A , B e C.
A e C, apenas.
C, apenas
A e C, apenas
A empresa ABC decidiu elaborar um plano de marketing. Para isso, seguiu as orientações de Andrade (2018), que mostra o passo inicial para o processo. Julgue as alternativas a seguir como verdadeiras, quando representarem corretamente os elementos para se iniciar um plano de marketing, e como falsas, quando não.
I. ( ) O primeiro passo é a análise e o diagnóstico dos elementos que atuam no ambiente da empresa, bem como o levantamento de informações, o que permitirá detectar e avaliar oportunidades.
II. ( ) Esse diagnóstico é relativamente simples, pois são poucos os elementos relacionados ao ambiente da organização.
III. ( ) As informações levantadas devem se referir a questões relacionadas ao ambiente da empresa como efeitos da legislação, características da população, concorrência, entre outras.
IV. ( ) Com as constantes mudanças do mercado, um diagnóstico não auxiliará na elaboração do plano de marketing.
V. ( ) No mundo atual com o mercado volátil é inútil fazer este planejamento.
Assinale a alternativa correta:
F - V - V - F - F.
V - V - F - F - F.
V - F - V - V - F.
V - F - V - F - F.
V - F - V - F - V.
V - F - V - F - F.
A comunicação integrada de marketing (CIM) envolve a avaliação, o planejamento, a execução, o controle e a mensuração de todas as ferramentas e __________________________ com vistas ao ___________________________.
Assinale a alternativa correta.
Automação de marketing; período promocional.
Ações de comunicação; mercado consumidor.
Formato de conteúdo; dispositivo do usuário.
Comparativo de preços; gerar conteúdo.
Inovação; sistema de informação de marketing.
Ações de comunicação; mercado consumidor.
Com as facilidades do comércio eletrônico, permite-se que os clientes:
Superem as barreiras geográficas.
Para explanar sobre os conceitos básicos de planejamento de marketing, discute-se a evolução do marketing e seus focos ao longo do tempo. Dessa maneira, assinale a alternativa que responde às lacunas sobre a evolução do marketing. “Comparando o conceito de marketing 4.0, saímos de uma empresa que se preocupa apenas com vendas, produção e qualidade do produto para uma outra completamente diferente, que, na primeira década do século XXI, se preocupa antes com __________________ e depois com vendas.”
Assinale a alternativa correta:
O consumidor
O briefing como mapa mais simplificado – com informações objetivas que possibilitem a seleção das melhores estratégias de marketing. Ele é preparado pelo cliente, que o fornece para uma agência de publicidade e propaganda ou consultoria de marketing, contendo as expectativas do trabalho desejado. Segundo Yanaze (2017), um briefing deve conter (assinale V quando for verdadeiro e F quando for falso):
I. ( ) Breve apresentação e caracterização da empresa, negócio e mercado.
II. ( ) Identidade visual da logomarca, tipos de banners preferidos pelo cliente.
III. ( ) Informações do produto e carteira de clientes, inclusive perfil.
IV. ( ) Contextualização e objetivos empresariais.
V. ( ) Quais são os canais que ele tem investido, garantias dos resultados de campanhas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
V - F - F - V - V.
F - V - F - F - V.
V - F - V - V - F.
F - F - V - V - F.
V - V - F - F - F
V - F - V - V - F
Em virtude das mudanças da era digital, as agências de relações públicas estão se convertendo em:
Coachs de marketing.
Mentoras de Star tups.
Produtoras de conteúdo.
Consultoras de comunicação.
Especialistas em redes sociais.
Consultoras de comunicação.
Os usuários geram muitos dados em cada etapa ao longo da jornada do cliente, e agora as marcas podem usá-los para ativar seu público conhecido com a compra de ______________.
Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna acima:
Audiência de Influenciadores.
Automação de Marketing.
Redes Sociais.
Links Patrocinados.
Mídia Programática.
Mídia Programática.
A evolução da comunicação das organizações exige da empresa planejamento, e para isso, é fundamental que a mesma tenha um conhecimento detalhado de seu _____________________.
A palavra que completa corretamente essa lacuna é:
Público-alvo
Com a democratização da internet alteramos de maneira significativa a configuração dos negócios. Com o marketing digital, rompemos as barreiras de espaço e atualmente, temos um mundo totalmente integrado digitalmente.
Levando em consideração o enunciado acima é correto afirmar:
Escolha uma opção:
A grande vantagem do marketing digital é a quantidade de ferramentas que permitem a segmentação do público-alvo para o direcionamento de cada campanha.
Para construção de uma marca forte e de confiança o site pode ser uma ferramenta de apoio neste processo. Por isso, é fundamental que o mesmo seja claro, agradável e contenha as informações necessárias para dar sequência ao contato com o cliente, e claro seja seguro e funcione, garantindo que o consumidor não tenha receio de comprar algo da sua empresa.
Para Safko e Blake (2010) os principais mandamentos da página de web são:
I. Compreensão dos clientes atuais e potenciais
II. Compreensão das diferentes fases do funil de vendas
III. Inserção das métricas (google analytics)
IV. Compreensão das conversões e projeto das páginas para alcançar as mesmas
V. Definição da metas mensuráveis para as páginas
Julgue as proposições corretas:
Escolha uma opção:
I, II, III, IV e V
O marketing digital é composto por diversas ferramentas, analise as opções abaixo e julgue quais não são ferramentas do marketing digital:
I. Propaganda televisiva
II. E-mail Marketing
III. SEM
IV. Folders Impressos
Estão corretas:
Escolha uma opção:
III e IV
Sabemos que atualmente as redes sociais fazem parte da rotina das empresa, nota-se que 94,4% das empresas estão presentes em ao menos uma rede e 62% dessas avaliam as redes sociais como muito importante para seus negócios. Levando em consideração esse cenário acredita-se que a utilização das redes sociais pode trazer benefícios.
Sendo assim assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso no que se diz respeito aos benefícios que as redes sociais podem trazer as empresa que as utilizam.
( ) Possibilita o compartilhamento da visão da empresa.
( ) Permite a personalização da mensagem e uma interação direta com o usuário.
( ) Pode ser utilizada como canal de venda
( ) Necessita de baixo investimento para utilização.
( ) Permite a divulgação de notícias em tempo real.
V, V, V, V, V
O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de site, a inscrição é gratuita para as empresa, e pode ser realizada no site do próprio google (link: https://analytics.google.com/analytics/web/provision/?authuser=0#/provision). Com essa ferramenta, a empresa consegue analisar o comportamento dos usuários em seu site. A utilização dessa ferramenta apresenta algumas vantagens.
Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso no que se refere as vantagens do Google Analytics.
( ) Identificação da localização dos usuários que compraram na sua loja virtual.
( ) Qualidade do conteúdo do site.
( ) A análise permite identificar os canais que geram mais leads.
( ) Informações sobre os dispositivos utilizados pelos usuários para navegar pelo site.
( ) usuário da sua rede recomendando o conteúdo.
Escolha uma opção:
F, F, V, V, V
Para Belch e Belch (2008) as empresas podem realizar a propaganda no ambiente virtual através de banners, patrocínios, pop-ups, intersticiais, tecnologia push, links, busca paga, segmentação comportamental, comerciais on-line e blogs. Nesta linha de pensamento, o marketing digital apresenta um dicionário com termos próprios que são relevantes para a compreensão do universo da atividade como um todo.
Portanto associe as colunas de acordo com os conceitos e definições do marketing digital.
1. Banners
2. Inbound Marketing
3. Marketing de conteúdo
4. Pop-up
5. Busca paga
( ) Ação de marketing com o objetivo de atrair e nutrir o lead até a empresa, para isso acontecer, as empresas utilizam estratégias de marketing de conteúdo.
( ) Também conhecidos como side panels, skycrapers ou verticals, estão presentes em quase todos os sites, e são úteis para criar consciência da marca.
( ) Janela que abre na tela com a intenção de chamar a atenção do usuário para algo. Normalmente são maiores que os banners e menores que a tela cheia.
( ) Os anunciantes pagam quando os consumidores clicam em seus links, como por exemplo, no google.
( ) É a realização de marketing através da geração de conteúdo relevante para o público-alvo.
Escolha uma opção:
(2), (1), (4), (5), (3)
Para a criação da persona você pode seguir as etapas: (1) Coleta de dados: é preciso realizar pesquisas para compreender e descrever a persona, e não basear a construção da mesma em impressões que você tem. Neste sentido, você pode utilizar as ferramentas de entrevista, questionário, acompanhamento de relatórios terceirizados e análise dos dados que você consegue por meio da sua página e redes sociais; (2) Compreender as necessidades da persona; (3) Mapear o trajeto pelo funil de vendas: identificar o caminho que o cliente passará desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação de uma compra. Uma outra estratégia que você pode utilizar para a construção da persona é o desenvolvimento do:
Mapa de empatia
“Podem ser entendidas como um grupo de aplicações para internet baseadas em fundamentos da Web 2.0, e que permitem a geração e troca de conteúdo pelo usuário, ou seja, um ambiente online onde trocamos informações.”
O enunciado acima refere-se as:
Mídias digitais
A criação da persona da marca facilita o desenvolvimento de estratégias de marketing personalizadas. Afinal, é muito mais fácil imaginar o diálogo com a Ana Paula do que com todos os trabalhadores de nível operacional. Para finalizar, vamos resumir aqui as características do público-alvo e da persona. O público-alvo é mais amplo, não cita hábitos, não refere-se a ninguém em específico e sim a pessoas que podem querer o seu produto. Por outro lado, a persona é mais específica e apresenta uma descrição do cliente ideal através de um personagem, detalhando hábitos da mesma. Portando a persona tem um papel fundamental pode ajudar o marketing de diversas formas.
Levando em consideração o enunciado assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso.
( ) Definição do tipo de conteúdo no qual será investido o esforço da comunicação;
( ) Definição dos canais de comunicação, afinal, quanto mais você sabe de uma pessoa mais fácil encontrá-la;
( ) Reduz custos, pois as estratégias de marketing não são tão focadas;
( ) Facilita na definição do tom e estilo de comunicação;
( ) Permite a identificação do repertório dos clientes, facilitando assim o desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva.
A sequência correta é:
V, V, F, V, V
Anote falso (F) ou verdadeiro (V) ao lado de cada uma das afirmativas.
( ) Na organização por produto, além das atividades funcionais existe o cargo de gerente de mercado.
( ) As atividades de um gerente de mercado são muito parecidas com as de um gerente de produto.
( ) Se o gerente de produto estiver ligado a uma empresa fabricante de produtos d e consumo, ele estará mais envolvido com um trabalho de vendas pessoal.
( ) A gerência com base em clientes pode ser um simples deslocamento da força de vendas para atendimento de clientes específicos.
( ) A gerência de marketing com base em combinação de produtos/mercados é mais adequada para os casos de uma empresa com vários produtos para mercados homogêneos.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F - V - F - V - F
Ao elaborar um plano de marketing deve-se inicialmente realizar a análise e o diagnóstico com o levantamento de informações, que possibilitarão detectar as oportunidades e ameaças do ambiente externo e interno. São muitas as variáveis que devem ser analisadas. Com base nessa discussão, considere a seguinte situação: “O avanço da medicina está conseguindo prolongar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas. As pessoas se comportam de maneira diferente do que se via no passado. Os indivíduos começam a construir novas interações, se incluir em outras instituições, modificando seu modo de vida”.
Considerando a situação apresentada, assinale a alternativa correta:
A situação apresentada mostra uma variável do macroambiente, conhecida como variável sociocultural.
Ikeda e Campomar (2017) mostram os efeitos de uma implantação eficiente do planejamento de Marketing em uma organização. Sobre esses efeitos, analise as afirmações:
I. Auxilia na identificação sistemática de oportunidades e ameaças que surgem e no preparo para enfrentar mudanças.
II. Envolvimento de todos os níveis de gerência no processo de planejamento e orientação pouco focada no mercado.
III. Melhora na comunicação entre os executivos e melhor distribuição de recursos escassos.
É correto o que se afirma em:
I - III.
Toda empresa precisa se relacionar com o mercado, estabelecendo contato com clientes, fornecedores e distribuidores, e concorrência. Diante disso, analise as afirmações a seguir:
I. O mercado é muito amplo, e para conseguir sucesso em um negócio, é preciso conhecê-lo e observá-lo.
II. A empresa que não conhece o mercado não consegue se estabelecer no seu negócio.
III. Apesar da grande dificuldade em obter informações sobre o mercado nos dias atuais, é necessário que a empresa o acompanhe, pois ele muda rapidamente.
É correto o que se afirma em:
I - II
Analise as afirmações a seguir, que apresentam os elementos de uma boa geração de tráfego web:
I. O Plano de Ação refere-se ao cronograma, no qual constam as ações que serão desenvolvidas, quanto custará, quem será o responsável e a situação em que se encontra na parte operacional.
II. Em Preço é importante mencionar como ele é determinado, q uais adequações são necessárias e como será a reação do mercado e concorrentes caso haja mudanças de preços. Esse elemento se encontra na parte estratégica.
III. Em Promoção são essenciais a escolha das mídias, do objetivo da comunicação, orçamento e espaços a serem conquistados. Esse elemento encontra-se na parte operacional.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
No que se refere aos novos modelos de negócios e o marketing tecnológico, considere Verdadeiro ou Falso:
I. ( ) As mídias digitais ajudam as marcas a alcançar os consumidores para se envolverem com seus produtos ou serviços de maneira personalizada.
II. ( ) Os anúncios nos jogos jamais podem aparecer como produtos de marca.
III. ( ) A nova era digital não permitiu que as marcas segmentassem qualitativamente os clientes que poderiam estar interessados em sua marca.
IV. ( ) Na publicidade orientada a dados, os usuários geram muitos dados em cada etapa ao longo da jornada do cliente.
V. ( ) O remarketing é uma técnica de publicidade gráfica usada pelos profissionais de marketing para exibir publicidade para pessoas que já visitaram o site.
Assinale as alternativas:
V - F - F - V - V.
O composto de marketing consiste em:
Promoção, preço, produto e praça (distribuição)
Existem várias maneiras de gerar tráfego para dentro de seu site, uma delas é a utilização e publicações de infográficos. O que vem a ser um infográfico?
É uma imagem utilizada para representar um conjunto de informações.
É preciso definir como vamos mensurar os resultados, ou seja, como saberemos se alcançamos o resultado esperado.
Neste momento, define-se os ______________, são eles que são origem as métricas.
Qual palavra completa corretamente a lacuna?
Indicadores
As redes sociais buscam evoluir em relação às métricas, especialmente com o desenvolvimento de métricas de:
Relacionamento
Quando surgiu a primeira rede social (Sixdegrees)?
Sabe-se que os e-books (livros eletrônicos) tem uma relação com o marketing digital na finalidade de gerar conteúdo de qualidade que atraia os usuários até sua página.Chamamos assim o e-book quando relacionado com o marketing digital de:
Quando falamos de anúncios pagos no Google, quais são exibidos de acordo com a palavra-chave cadastrada, e a empresa paga apenas quando o usuário clicar no link, ou seja custo por clique (CPC). Neste sentido, essa ferramenta tem o objetivo de aumentar o tráfego do site, e ainda as ligações e visitas na loja física. A grande vantagem é o custo reduzido, quando comparado com as mídias tradicionais, o orçamento definido e elevada segmentação (SANTOS, 2013).O enunciado acima está se referindo ao:
Essa métrica mensura quantos visitantes do site compraram ou tornaram-se leads, depende da estratégia do negócio.
Estamos falando da:
O mapa de empatia é uma ferramenta que pode ser utilizada para construção da persona da marca. Esta ferramenta nos permite olhar através do consumidor, e entender o mundo pelas lentes dele.
E relação ao mapa de empatia, assinale a alternativa INCORRETA.
Para Batey (2010, p.26) “um nome junto a uma logomarca formam, assim, um exemplo clássico de branding em sua estrutura mais rudimental: qual ao mesmo tempo como garantia de autenticidade e promessa confiável de performance”.
A citação acima se refere a:
É com certeza a métrica mais ampla, ela indica se o investimento feito e se determinada ação trouxe os resultados esperados (financeiros).
O anúncio se refere:
No universo online, ele funciona como um cartão de visitas da empresa. Aliás, para muitas pessoas a não existência do do mesmo significa a não existência da empresa. É através dele que os usuários têm a primeira impressão da marca.
Estamos falando do:
O Facebook e o Instagram são as principais redes sociais em âmbito nacional e elas possuem perfis para empresas quais as métricas estão presentes e são de suma importância para a gestão das mesmas. No Facebook uma dessas métricas relata o número de pessoas que visualizaram qualquer coisa da sua página (paga ou orgânica).
Devido ao aumento de usuários do facebook e publicações, as publicações orgânicas tem tido cada vez menos visualizações.
Estamos falando da métrica que mensura:
De acordo com Fernandes e Rosa (2013, p.180) “(…) a chegada da Internet, bem como das novas tecnologias, deram uma outra dimensão ao que se entende por monitoramento das campanhas de marketing, permitindo muito mais interação e personalização com o seu público-alvo”. A mensuração dos resultados de campanhas tornou-se mais fácil, permitindo com que a empresa tenha um retorno em tempo real de suas ações no ambiente digital. Além disso, com o apoio da tecnologia tornou-se possível aumentar os pontos de medição, e assim, no ambiente online temos diversas métricas.
Algumas das métricas o marketing digital importou das mídias tradicionais, portanto qual das alternativas abaixo é uma métrica utilizada somente no Marketing digital:
Existem três funções principais da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) nas empresas em que o sistema está implementado. Analise as alternativas e assinale a correta:
Quais são as seis áreas descritas como práticas atuais em marketing digital:
Milhões de pessoas usam os mecanismos de pesquisa todos os dias para pesquisar vários tópicos, ____________________ e ____________________________.
Assinale a alternativa com os termos adequados para as lacunas acima:
Para Andrade (2018), são três passos primordiais que devem ser utilizados no Planejamento Estratégico de Marketing. Assinale a alternativa correta para os elementos citados pelo autor:
Em relação ao quinto "P" do marketing digital (Promoção), é correto afirmar:
I. Relaciona-se à promoção do conteúdo desenvolvido, somente na rede.
II. Estabelece qual o conteúdo deverá estar no site.
III. Determina como deve ser promovido o conteúdo, dentro e fora da rede.
IV. Dá suporte tecnológico ao desenvolvimento da estrutura do site.
V. Muitas vezes, uma ação promocional na rede desenvolve relações mais estreitas do que as ações promocionais normais.
Como tipos do modelo de negócio, Corretagem, temos:
A Sharing 4 you é uma empresa especializada na contratação de profissionais domésticos eoferece serviços de diaristas, babás, cozinheiras e empregadas domésticas. A empresa possui um site onde é possível conhecer um pouco mais sobre a empresa, seus serviços e fazer solicitações de profissionais. O site da empresa, pode ser considerado um metamediário, porque:
A diferença entre os "Ps": Promoção e Propagação do marketing digital, está no fato de:
O Burger King fez um post no Facebook convidando o Mc Donald´s para juntos lançarem um hambúrguer em comum no dia 21/09, dia da paz. O Mc Donald´s recusou o convite. Mas o fato fez com que outros concorrentes aproveitassem a oportunidade e respondessem. O Burger King, em carta aberta, voltou a convidar o Mc Donalds e se posicionou favorável a proposta do concorrente brasileiro Giraffas para uma ação conjunta.
Pensando no planejamento de e-marketing, como pontos positivos da ação do BK podemos citar:
Os Cookies são uma ferramenta muito utilizada no "P" de pesquisa do marketing digital e sua função é:
Os objetivos do plano de e-marketing estabelecem os motivos e direcionamento das ações e sugerem cinco benefícios que são:
Os heavy users, que acessam a internet com grande frequência (diariamente), os m edium users, que acessam com frequência mediana (semanalmente) e os light users, que se conectam eventualmente (uma vez a cada semana ou duas semanas), são exemplos de que tipo de segmentação:
Empresas produtoras que vendem seus produtos diretamente (sem intermediários) para o consumidor final são exemplos, do modelo de negócios:
O novo formato que as empresas procuram no seu marketing tradicioanl ou off-line é inserir ao marketing on-line. O marketing on-line tem a possibilidade de fácil propagação, afinal, tudo é realizado via internet e um compartilhamento pode se tornar centenas de milhares de compartilhamentos em questão de minutos. Este novo modelo de marketing, a partir do momento da introdução da internet, está auxiliando as organizações a alavancarem suas vendas, pois ficou mais fácil de apresentar seus produtos e serviços. O marketing on-line é muito importante nos dias de hoje para as empresas.
Dessa forma, assinale V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas a seguir:
( ) Os custos são muito reduzidos
( ) Busca envolvimento com os consumidores
( ) A mensuração é mais fácil de ser realizada
( ) No uso de folders e e-mails pode ser mais fácil a mensuração das mensagens.
Agora assinale a sequência CORRETA:
Para o alcance do usuário digital, o marketing está cada vez mais buscando uma interação com potenciais compradores, ou seja, clientes que podem vir a comprar ou usar dos seus produtos e serviços. O marketing precisa identificar tendências e para isso ocorrer é necessário a realização de pesquisa, mas muitas pessoas não gostam ou não têm paciência para ficar entre 5 e 10 minutos respondendo questões, muitas vezes repetidas e sem sentido.
Sobre o marketing de relacionamento, é correto afirmar que:
As empresas foram obrigadas a se transformarem e desenvolverem novas estratégias para conquistar mais consumidores, pois a competitividade está cada vez mais presente, principalmente com a globalização. É fato que hoje, com a internet, muita coisa mudou e ficou mais fácil quando se trate da busca por informações e é isso que os usuários desejam. O marketing foi dividido em duas formas, o on-line e o off-line, como forma de estratégias para conquistar o usuário.
Sobre o marketing off-line é CORRETO afirmar que:
Os meios mais fáceis de monitorar um consumidor é através das redes sociais, pois é onde se encontra uma grande parcela de seguidores que gostam de pesquisar, trocar informações, buscar por conteúdos e interação entre usuários em qualquer canto do planeta esteja, desde que tenha conexão com a internet. Existe uma infinidade de redes sociais, umas mais ativas que as outras, e algumas com círculos mais fechados, e para cada uma delas, é necessária uma abordagem diferente.
Analise as sentenças a seguir:
l - O Instagram é uma rede social que possui o objetivo de compartilhar imagens e vídeos.
ll - O Facebook teve como prioridade agregar outras redes sociais para um modelo de interação e ferramentas sociais.
lll - O Twitter tem um formato de microblog.
lV - Pinteret é muito usado por empresas de tecnologia onde são adicionados normas e vídeos.
Agora assinale a alternativa CORRETA:
Para a empresa conseguir realizar uma venda, é necessário conhecer o perfil do consumidor.
Nos dias atuais, existem várias gerações que possuem gostos e necessidades diferentes, enquanto para alguns obter bens materiais alcança seus desejos, outros preferem viajar e gastar o seu dinheiro com lazer. O marketing definiu três gerações que devem ser conhecidas, pois possuem necessidades e desejos bem variáveis entre si, ou seja, o que é bom para um pode não ser tão bom para outro e assim sucessivamente.
Em relação as gerações X,Y e Z, assinale V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas:
( ) A geração Z é composta por pessoas Baby Boomers.
( ) A geração X é composta por pessoas motivadas, otimistas e viciados em trabalhar.
( ) A geração Z são pessoas ansiosas, porém continuam conectadas.
( ) A geração Y são pessoas que possuem um perfil individualista e estão constantemente conectadas, buscando e compartilhando informações.
( ) A geração X tem a tendência de assistir menos à televisão, mas estão quase sempre conectadas.
Agora assinale a sequência CORRETA.
Informação é uma ferramenta muito poderosa para identificar tendências e o que o consumidor está procurando na internet. Assim, as empresas têm a necessidade de buscar essas informações com a utilização da internet, mas deverá ir muito além das redes sociais. As informações se tornam essenciais para a organização, desde que sejam bem tabuladas, usadas como estratégia e utilizando as mais variadas fontes de pesquisa.
Analise as sentenças a seguir:
l - Consultas em tempo integral são uma fonte de informação sobre o cliente através da internet.
2 - Diálogo com o vendedor é uma fonte de informação sobre o cliente através da internet.
lll - As malas diretas, cartas, levantamentos quantitativos são fontes de informações sobre o cliente tradicional.
lV - Envio de e-mails personalizados sobre o cliente é uma fonte de informação tradicional.
Agora assinale a alternativa CORRETA:
Para que o ambiente digital funcione para o usuário final, são necessárias programações e plataformas desenvolvidas para um fim, independentemente do que será realizado, existe uma estrutura para o seu funcionamento, é a mesma coisa que um veículo que necessita de um motor, seja a combustão ou elétrico para se locomover. Na comunicação segue a mesma lógica, onde é necessária uma plataforma para que a comunicação alcance seu destino final. Em relação à comunicação e interação existem três formas, a multimídia, a crossmídia e a transmídia.
Analise as sentenças a seguir:
l- A multimídia é a plataforma que inicia as comunicações, que envolveu uma revolução em relação aos vídeos, imagens e gráficos.
ll - A crossmídia é um modelo de propaganda e publicidade que utiliza uma variedade de plataforma tecnológicas.
lll - A trasmídia é a interação entre usuários, apresentador com troca instantânea de conteúdo.
lV - A crossmídia destaca a interação entre usuários e narrador com maior ênfase em relação à transmídia.
V - A transmídia é uma evolução em relação à crossmídia.
Agora assinale a sentença CORRETA:
De acordo com os conteúdos abordados no livro-base, conhecemos um pouco sobre as empresas ou indivíduos que se encaixam no perfil de futuros clientes. Qual a denominação correta deles, segundo a característica mencionada?
Um dos 12 arquétipos desenvolvidos por Jung é chamado de "O Inocente". Ele representa características de motivações e personalidades ligadas à bondade, esperança, fazer a coisa certa. Nas marcas, este arquétipo é expresso por meio de valores duradouros e o cumprimento de promessas. A partir deste entendimento, qual das marcas a seguir representa o arquétipo "O Inocente"?
Matheus tem 28 anos e é vendedor de imóveis em uma ronomada imobiliária paulista. Possui ensino superior completo, costuma se atualizar fazendo cursos da área ou lendo revistas e jornais. Solteiro, ele ainda não tem filhos, mas planeja um dia ter uma família, por isto, trabalha para poupar uma parte de seu dinheiro para o futuro. Supondo que a empresa que criou este perfil seja uma construtora e com base no tema de persona digital, qual das opções explica por que deste conceito é importante?
Sabe-se que para ser bem considerado no momento zero da verdade (ZMOT) as marcas precisam proporcionar o máximo de informações sobre seu produto, apresentando avaliações que contribuam positivamente na escolha do consumidor. Para isto, destaque a alternativa que deve ser considerada:
O neuromarketing atua baseado em três áreas cerebrais principais: o cérebro primitivo, o cérebro intermediário e o cérebro racional. Selecione, dentre as alternativas, aquela que melhor explica o cérebro racional:
De acordo com o relatório Hootsuite (2019) o Brasil possui mais de 149 milhões de usuários da internet. Esta constatação nos permite avaliar que um possível impacto disto é o fato de que:
Considerando que o trabalho de SEO - Search Engine Optimization - tem como objetivo melhorar os resultados de um site na busca orgânica, selecione, dentre os itens a seguir, aquela que melhor explica a ferramenta SEMRush, uma das melhores do mercado
Neuromarketing é uma ciência que tem por objetivo descobrir as reações que acontecem no cérebro quando uma pessoa é exposta a produtos, marcas e anúncios. O objetivo do neuromarketing é ir além das tradicionais pesquisas de mercado, nas quais os consumidores simplesmente respondem questionários. Avaliando o tema neuromarketing, pode-se dizer que esta técnica é eficaz porque:
O planejamento tático de marketing irá indicar as ações que deverão ser realizadas em determinado período. Mas para que essas ações sejam colocadas em prática, é preciso delegar as atividades entre os membros da equipe. Buscando evitar a perda de alguma informação importante, ou ainda, o desenvolvimento incorreto das atividades, qual detalha o como realizar determinada ação, facilitando assim o desenvolvimento da mesma por qualquer membro da equipe.
Estamos falando do:
O PDCA é uma ferramenta de apoio ao planejamento, no caso planejamento de marketing e cada uma das siglas possui uma função e consequentemente um significado. Portanto assinale a alternativa que não diz respeito ao Ciclo PDCA.
Escolha uma opção:
Existem várias técnicas e maneiras de captar idéias que auxiliaram as equipes para que alcancem os resultados propostos no planejamento de marketing digital e uma dessas técnicas consiste na busca de ideias para determinado objetivo sem um pré julgamento. Para isso, podemos reunir a equipe, apresentar o objetivo, e deixar todos falarem sem pré-julgamentos, anotamos todas as ideias, e depois passamos para um momento de validação e seleção das mesmas.O enunciado acima se refere ao:
Escolha uma opção:
Todas as métricas que aprendemos até agora servem para mensurar e acompanhar as ações que foram propostas pelo marketing. E para que isso realmente faça sentido, é necessário um processo de avaliação e busca de ações de melhoria, ou seja, correção. Uma ferramenta utilizada para o gerenciamento desse processo é:
Escolha uma opção:
É a definição do tempo em que cada ação será executada dentro de seu planejamento de marketing digital. Para melhor aproveitamento do mesmo, é preciso que você descreva as etapas/ processos para o desenvolvimento de determinada ação.Estamos falando do:Escolha uma opção:
As marcas estão cada vez mais presentes nas redes sociais, portanto os usuários interagem apontando os pontos fortes e fracos, e exigindo posturas das mesmas. Note os recentes escândalos das marcas, em todos os momentos os usuários se dirigem até as redes sociais para exigir uma respostas e até uma nova postura.Mas afinal, como as marcas podem usar todo esse desenvolvimento tecnológico a seu favor? Inicialmente explorando as ferramentas de marketing digital que já discutimos neste material.Mas, tem outra forte ferramenta que a marca pode explorar para desenvolver empatia e relacionamento com seu público:
Escolha uma opção:
Essa métrica consiste basicamente no cálculo da receita média de cada cliente no tempo de relacionamento que a empresa conseguir estabelecer com o mesmo. É relevante para empresas que ofertem produtos e serviços recorrentes.Estamos falando da métrica:Escolha uma opção:
A marca que tinha antes um significado real, passou também a ter outro virtual, dramaticamente ampliado, intangívelmas mensurável. E assim a guerra entre marcas deixou de ser apenas real, baseada em atributos palpáveis, como produto, preço, qualidade e promoções, para se transformar numa batalha virtual, que tem como teatro de operações dois hemisférios do nosso pobre cérebro, ou mais especificamente o lado direito, aquele mesmo onde estão as emoções (CHAMMA & PASTORELLO, 2007, p.73).
Neste cenário, as marcas passaram a ser avaliadas por outras características, como:
Escolha uma opção:
É com certeza a métrica mais ampla, ela indica se o investimento feito e se determinada ação trouxe os resultados esperados (financeiros).O anuncio se refere:
E-mail marketing, hotsite, webcards, mensagens instantâneas, opção de recomendar o site para outras pessoas e vídeos são exemplos de:
Portais especializados são:
O formulário é uma ferramenta tradicional de pesquisa na web e por meio desses formulários, a empresa obtém:
Os Cookies são uma ferramenta muito utilizada no "P" de pesquisa do marketing digital e sua função é:
Dona Alice possui um restaurante de comida caseira, em uma cidade onde moram muitos universitários, e quer usar a internet para movimentar seu negócio atraindo mais universitários. Dentre as opções de redes sociais, sites de conteúdos e buscadores, qual deles seria mais indicado e por quê?
Portais de grande porte que oferecem informações gratuitas sobre temas diversos (economia, entretenimento, esportes etc.) e serviços de e-mail são chamados de:
Uma empresa que possui instalações físicas e um de seus canais de comercialização de produtos é a internet, pode ser considerada um modelo tipo:
Os objetivos do plano de e-marketing estabelecem os motivos e direcionamento das ações e sugerem cinco benefícios que são:
Em relação ao modelo de negócios ‘Business-to-Consumer(B2C)’, é correto afirmar:
Como tipos do modelo de negócio, Corretagem, temos:
Em relação às tendências na área da comunicação pública digital, é correto afirmar que: Escolha uma opção:
A tendência geral é de que a comunicação seja cada vez mais segmentada, exigindo uma criação de conteúdo mais aderente ao canal e ao público-alvo da mensagem.
O________ consiste em garantir que cada interação que o cliente tenha com a organização, seja mais relevante e proveitosa. ou seja, é um processo que tem como objetivo entender a relação da empresa com os clientes, visando impactá-los com ofertas e serviços adequados ao seu perfil.
A ferramenta referida no trecho é o CRM, que significa Customer Relationship Management.
Com relação às ferramentas utilizadas como estratégias de marketing, avalie as afirmações a seguir:
i - vídeos, para produção desse conteúdo existem alguns programas que você pode usar como o powtoon (www.powtoon.com), que é gratuito e você consegue criar animações nas quais não é necessário aparecer.
ii - podcasts, são episódios, no formato de vídeo, como uma transmissão do tipo youtube, com o conteúdos que você quer divulgar.
iii - whatsapp, criando uma lista de transmissão é possível fazer deste canal uma boa oportunidade de negócio, uma vez que as pessoas já estão acostumadas a usá-lo no dia a dia. as listas precisam ser segmentadas, como fazemos em todos os outros canais de mídia, entregando a mensagem que cada segmentação de público deseja receber.
É correto o que se afirma em:
As afirmações corretas são I e III apenas. Os vídeos e o What-sApp são ferramentas eficazes de marketing, cada uma com suas particularidades e estratégias de implementação.
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