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Prova Fundamentos em Marketing Digital

Foto do escritor: Vinícius SeabraVinícius Seabra

Atualizado: 26 de jun. de 2024

Fundamentos em Marketing Digital


Nesse documento você encontrará todas as questões do exame com respostas 100% corretas e verificadas. Respostas para a prova de Fudamentos em Marketing Digital.

Confira todas as respostas corretas para a prova de Fundamentos do Marketing Digital
Todas as perguntas e respostas para Fundamentos do Marketing Digital

Essa métrica mensura quantos visitantes do site compraram ou tornaram-se leads, depende da estratégia do negócio. Estamos falando da:

Taxa de conversão



O mapa de empatia é uma ferramenta que pode ser utilizada para construção da persona da marca. Esta ferramenta nos permite olhar através do consumidor, e entender o mundo pelas lentes dele . E relação ao mapa de empatia, assinale a alternativa INCORRETA

É o momento de prática de benchmarking, e acessar informações dos consumidores dos concorrentes..



Para Batey (2010, p.26) “um nome junto a uma logomarca formam, assim, um exemplo clássico de branding em sua estrutura mais rudimental: qual ao mesmo tempo como garantia de autenticidade e promessa confiável de performance”. A citação acima se refere a:

Marca



É com certeza a métrica mais ampla, ela indica se o investimento feito e se determinada ação trouxe os resultados esperados (financeiros). O anuncio se refere:

Retorno Sobre Investimento (ROI)



No universo online, ele funciona como um cartão de visitas da empresa. Aliás, para muitas pessoas a não existência do do mesmo significa a não existência da empresa. É através dele que os usuários têm a primeira impressão da marca. Estamos falando do:

Site

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É preciso definir como vamos mensurar os resultados, ou seja, como saberemos se alcançamos o resultado esperado. Neste momento, define-se os ______________, são eles que são origem as métricas.  Qual palavra completa corretamente a lacuna?

Indicadores



As redes sociais buscam evoluir em relação às métricas, especialmente com o desenvolvimento de métricas de:

Relacionamento



Quando surgiu a primeira rede social (Sixdegrees)?

1997



Para Belch e Belch (2008) as empresas podem realizar a propaganda no ambiente virtual através de banners, patrocínios, pop-ups, intersticiais, tecnologia push, links, busca paga,  segmentação comportamental, comerciais on-line e blogs. Nesta linha de pensamento, o marketing digital apresenta um dicionário com termos próprios que são relevantes para a compreensão do universo da atividade como um todo. Portanto, associe as colunas de acordo com os conceitos e definições do marketing digital.

1. Banners

2. Inbound Marketing

3. Marketing de conteúdo

4. Pop-up

5. Busca paga

(  ) Ação de marketing com o objetivo de atrair e nutrir o lead até a empresa, para isso acontecer, as empresas utilizam estratégias de marketing de conteúdo.

(  ) Também conhecidos como side panels, skycrapers ou verticals, estão presentes em quase todos os sites, e são úteis para criar consciência da marca.

(  ) Janela que abre na tela com a intenção de chamar a atenção do usuário para algo. Normalmente são maiores que os banners e menores que a tela cheia.

(  ) Os anunciantes pagam quando os consumidores clicam em seus links, como por exemplo, no google.

(  ) É a realização de marketing através da geração de conteúdo relevante para o público-alvo.Escolha uma opção:

(2), (1), (4), (5), (3)



Sabe-se que os e-books (livros eletrônicos) tem uma relação com o marketing digital na finalidade de gerar conteúdo de qualidade que atraia os usuários até sua página. Chamamos assim o e-book quando relacionado com o marketing digital de:

Isca digital



O Facebook e o Instagram são as principais redes sociais em âmbito nacional e elas possuem perfis para empresas quais as métricas estão presentes e são de suma importância para a gestão das mesmas. No Facebook uma dessas métricas relata o número de pessoas que visualizaram qualquer coisa da sua página (paga ou orgânica). Devido ao aumento de usuários do facebook e publicações, as publicações orgânicas tem tido cada vez menos visualizações. Estamos falando da métrica que mensura:

O alcance



De acordo com Fernandes e Rosa (2013, p.180) “(…) a chegada da Internet, bem como das novas tecnologias, deram uma outra dimensão ao que se entende por monitoramento das campanhas de marketing, permitindo muito mais interação e personalização com o seu público-alvo”. A mensuração dos resultados de campanhas tornou-se mais fácil, permitindo com que a empresa tenha um retorno em tempo real de suas ações no ambiente digital. Além disso, com o apoio da tecnologia tornou-se possível aumentar os pontos de medição, e assim, no ambiente online temos diversas métricas. Algumas das métricas o marketing digital importou das mídias tradicionais, portanto qual das alternativas abaixo é uma métrica utilizada somente no Marketing digital:

Custo por click (CPC)



A criação da persona da marca facilita o desenvolvimento de estratégias de marketing personalizadas. Afinal, é muito mais fácil imaginar o diálogo com a Ana Paula do que com todos os trabalhadores de nível operacional. Para finalizar, vamos resumir aqui as características do público-alvo e da persona. O público-alvo é mais amplo, não cita hábitos, não refere-se a ninguém em específico e sim a pessoas que podem querer o seu produto. Por outro lado, a persona é mais específica e apresenta uma descrição do cliente ideal através de um personagem, detalhando hábitos da mesma. Portando a persona tem um papel fundamental pode ajudar o marketing de diversas formas Levando em consideração o enunciado assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso.

(  ) Definição do tipo de conteúdo no qual será investido o esforço da comunicação;

(  ) Definição dos canais de comunicação, afinal, quanto mais você sabe de uma pessoa mais fácil encontrá-la;

(  ) Reduz custos, pois as estratégias de marketing não são tão focadas;

(  ) Facilita na definição do tom e estilo de comunicação;

(  ) Permite a identificação do repertório dos clientes, facilitando assim o desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva. A sequência correta é

V, V, F, V, V



Essa métrica mensura quantos visitantes do site compraram ou tornaram-se leads, depende da estratégia do negócio. Estamos falando da:

Taxa de conversão



O mapa de empatia é uma ferramenta que pode ser utilizada para construção da persona da marca. Esta ferramenta nos permite olhar através do consumidor, e entender o mundo pelas lentes dele. E relação ao mapa de empatia, assinale a alternativa  INCORRETA.

É o momento de prática de benchmarking,  e acessar informações dos consumidores dos concorrentes.

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Todas as perguntas e respostas para Fundamentos do Marketing Digital

Para Batey (2010, p.26) “um nome junto a uma logomarca formam, assim, um exemplo clássico de branding em sua estrutura mais rudimental: qual ao mesmo tempo como garantia de autenticidade e promessa confiável de performance”. A citação acima se refere a:

Marca



É com certeza a métrica mais ampla, ela indica se o investimento feito e se determinada ação trouxe os resultados esperados (financeiros).O anuncio se refere:

Retorno Sobre Investimento (ROI)



No universo online, ele funciona como um cartão de visitas da empresa. Aliás, para muitas pessoas a não existência do do mesmo significa a não existência da empresa. É através dele que os usuários têm a primeira impressão da marca. Estamos falando do:

Site



Existem várias maneiras de gerar tráfego para dentro de seu site, uma delas é a utilização e publicações de infográficos. O que vem a ser um infográfico?

É uma imagem utilizada para representar um conjunto de informações.



É preciso definir como vamos mensurar os resultados, ou seja, como saberemos se alcançamos o resultado esperado. Neste momento, define-se os ______________, são eles que são origem as métricas. Qual palavra completa corretamente a lacuna?

Indicadores



As redes sociais buscam evoluir em relação às métricas, especialmente com o desenvolvimento de métricas de:

Relacionamento



Quando falamos de anúncios pagos no Google, quais são exibidos de acordo com a palavra-chave cadastrada, e a empresa paga apenas quando o usuário clicar no link, ou seja custo por clique (CPC). Neste sentido, essa ferramenta tem o objetivo de aumentar o tráfego do site, e ainda as ligações e visitas na loja física. A grande vantagem é o custo reduzido, quando comparado com as mídias tradicionais, o orçamento definido e elevada segmentação (SANTOS, 2013).O enunciado acima está se referindo ao:

Google Ads



Em português signica omização de sites ou ainda, omização para buscas; ou seja, é uma estratégia de omização da página para facilitar o encontro da mesma pelos usuários ao buscarem através das ferramentas de busca da internet. Os principais sites de pesquisa são: google, bing, yahoo, ask.com e aol.com

SEO



Comparando as mídias digitais com as mídias tradicionais, têm-se:

I. As mídias tradicionais apresentam um maior alcance que mídias digitais.

II. As mídias digitais apresentam uma velocidade maior, assim a empresa consegue atualizar seu público quase em tempo real.

III. As mídias tradicionais são normalmente mais baratas que as mídias digitais, e apresentam melhores métricas. São proposições verdadeiras:

Apenas II

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Define-se o público-alvo como um grupo de pessoas ou  organizações que tem um perfil semelhante para quem a empresa comercializa seus produtos e serviços.  Neste sentido, Crescitelli e Shimp (2012, p.88) destacam que um segmento de mercado representa “(…) uma parte do mercado. Assim sendo, o primeiro passo para a segmentação é definir os critérios, ou seja, determinar as características que serão utilizadas na identificação de comportamentos semelhantes e diferentes do grupo de pessoas.  São tipos de segmentação de mercado:

Demográfica, Geográfica, Psicográfica e Comportamental



A criação da persona da marca facilita o desenvolvimento de estratégias de marketing personalizadas. Afinal, é muito mais fácil imaginar o diálogo com a Ana Paula do que com todos os trabalhadores de nível operacional. Para finalizar, vamos resumir aqui as características do público-alvo e da persona. O público-alvo é mais amplo, não cita hábitos, não refere-se a ninguém em específico e sim a pessoas que podem querer seu produto. Por outro lado, a persona é mais específica e apresenta uma descrição do cliente ideal através de um personagem, detalhando hábitos da mesma. Portando a persona tem um papel fundamental pode ajudar o marketing de diversas formas. Levando em consideração o enunciado assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso.

(  ) Definição do tipo de conteúdo no qual será investido o esforço da comunicação;

(  ) Definição dos canais de comunicação, afinal, quanto mais você sabe de uma pessoa mais fácil encontrá-la;

(  ) Reduz custos, pois as estratégias de marketing não são tão focadas;

(  ) Facilita na definição do tom e estilo de comunicação;

(  ) Permite a identificação do repertório dos clientes, facilitando assim o desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva.

V, V, F, V, V



Com a democratização da internet alteramos de maneira significativa a configuração dos negócios. Com o marketing digital, rompemos as barreiras de espaço e atualmente, temos um mundo totalmente integrado digitalmente. Levando em consideração o enunciado acima é correto afirmar:

A grande vantagem do marketing digital é a quantidade de ferramentas que permitem a segmentação do público-alvo para o direcionamento de cada campanha.



O marketing digital é composto por diversas ferramentas, analise as opções abaixo e julgue quais não são ferramentas do marketing digital:

I. Propaganda televisiva

II. E-mail Marketing

III. SEM

IV. Folders Impressos Estão corretas:

I e IV



O mapa de empatia é uma ferramenta que pode ser utilizada para construção da persona da marca. Esta ferramenta nos permite olhar através do consumidor, e entender o mundo pelas lentes dele.E relação ao mapa de empatia, assinale a alternativa INCORRETA

É o momento de prática de benchmarking, e acessar informações dos consumidores dos concorrentes.



O comportamento do consumidor sofre diversas influências. Podemos classificar esses grupos como:

Pessoais, culturais e sociais



É um modelo estratégico de consumo que mostra o caminho de um potencial cliente até o momento da compra. É composto por diversas etapas que buscam facilitar o processo de decisão de compra do consumidor. De maneira geral começa com um grande volume de visitantes (usuários que acessam a página) e tende a chegar em um número reduzido de consumidores. O enunciado se refere ao:

Funil de vendas



O planejamento tático de marketing irá indicar as ações que deverão ser realizadas em determinado período. Mas para que essas ações sejam colocadas em prática, é preciso delegar as atividades entre os membros da equipe. Buscando evitar a perda de alguma informação importante, ou ainda, o desenvolvimento incorreto das atividades, qual detalha o como realizar determinada ação, facilitando assim o desenvolvimento da mesma por qualquer membro da equipe. Estamos falando do:

Planejamento Operacional



O PDCA é uma ferramenta de apoio ao planejamento, no caso planejamento de marketing e cada uma das siglas possui uma função e consequentemente um significado.   Portanto assinale a alternativa que não diz respeito ao Ciclo PDCA

Mensurar



Existem várias técnicas e maneiras de captar idéias que auxiliaram as equipes para que alcancem os resultados propostos no planejamento de marketing digital e uma dessas técnicas consiste na busca de ideias para determinado objetivo sem um pré julgamento. Para isso, podemos reunir a equipe, apresentar o objetivo, e deixar todos falarem sem pré-julgamentos, anotamos todas as ideias, e depois passamos para um momento de validação e seleção das mesmas. O enunciado acima se refere ao:

Brainstorming

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Todas as métricas que aprendemos até agora servem para mensurar e acompanhar as ações que foram propostas pelo marketing. E para que isso realmente faça sentido, é necessário um processo de avaliação e busca de ações de melhoria, ou seja, correção. Uma ferramenta utilizada para o gerenciamento desse processo é:

Ciclo PDCA



É a definição do tempo em que cada ação será executada dentro de seu planejamento de marketing digital. Para melhor aproveitamento do mesmo, é preciso que você descreva as etapas/ processos para o desenvolvimento de determinada ação. Estamos falando do:

Cronograma de publicações



É com certeza a métrica mais ampla, ela indica se o investimento feito e se determinada ação trouxe os resultados esperados (financeiros). O anúncio se refere:

Retorno Sobre Investimento (ROI)



Após a segunda guerra mundial, a internet ainda era muito precária em relação ao seu ambiente gráfico e facilidade no seu manuseio, pois era usado apenas comando e para o usuário final era bem difícil de utilizar. Contudo, muitas inovações foram sendo apresentadas, como a plataforma Windows, e a partir desse sistema operacional, as empresas de softwares passaram a criar novas tecnologias, mais facilitadas para o usuário utilizar. Assim, com todas as transformações tecnológicas nos dias atuais chegamos a transmídia.

É um processo múltiplo de integração entre todas as partes para o entretenimento



A utilização das mídias sociais está aumentando, pois é uma das ferramentas que têm maior alcance em relação à comunicação e é necessária para que o conteúdo alcance uma grande quantidade de usuários. As empresas precisam identificar qual o canal de comunicação nas mídias sociais que melhor distribui conteúdo e que aproxime mais o seu potencial consumidor. Em relação à rede mundial da internet, assinale V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas:

( ) Comunicação Social.

( ) Compartilhamento.

( ) Colaboração.

( ) Segmentação.

Agora assinale a sequência CORRETA.

V – V – V – F.



Quando se trata do consumidor, seja ele o tradicional ou digital, indiferentemente da classe social, idade, renda, nível de instrução, ele está procurando satisfazer seus interesses individuais. Embora que seja o mesmo produto, as pessoas têm gostos diferentes, pois podem gostar de cores diferentes, formatos diferente, imagens diferentes e assim sucessivamente. Por mais que existem produtos padronizados, a escolha ainda é individual. As pessoas são influenciadas por 4 fatores quando desejam adquirir algum produto ou serviço, analise as sentenças a seguir:

I – Influência de autorrealização, culturais, estima, segurança e fisiológicas.

II – Influências Culturais, sociais, pessoais e psicológicas.

III – Influência segurança, fisiológicas, sociais e estima.

IV – Influência de segurança, sociais, pessoais e psicológicas.

Agora assinale a alternativa CORRETA:

Apenas a afirmativa II está correta.



Com a introdução da internet, muitas ferramentas foram sendo desenvolvidas para que o usuário pudesse usar. No início, muito pouco se sabia da internet, pois a tela era apenas cheia de caracteres sem nenhuma imagem ou gráfico e a navegação era feita por comandos que exigiam um conhecimento prévio de informática. Ao passar dos anos, novas tecnologias foram sendo inventadas, como sistemas operacionais e softwares que podiam ser usadas apenas por cliques — como o conhecido Windows. Outra ferramenta que passou a ser usada foi o Website.

É a primeira página eletrônica em que o usuário pode acessar através dos notebook, computadores, tabletes e smartphone



O mundo está em constante em evolução tecnológica, e com o passar do tempo a internet também foi se aperfeiçoando para melhorar a vida das empresas e dos usuários, dessa forma o marketing on-line teve muitas transformações que foram surgindo com a necessidade de facilitar e agilizar o mundo digital. Para as empresas se destacarem quando um usuário faz uma pesquisa referente a um produto ou serviço, foi necessário a criação de ferramentas através dos navegadores e sites de busca que priorizam as organizações pagantes em relação a uma lista de empresas quando pesquisada, pois a maioria já possui um website para apresentar suas estruturas, produtos ou serviços, bem como um canal de comunicação com o usuário. Em relação à era da busca, é correto afirmar:

É uma forma estratégica para destacar a empresa no exato momento em que o consumidor esteja procurando por um serviço ou produto através dos sites, blogs e links patrocinados.



A informação é uma ferramenta muito poderosa se usada de maneira correta. O consumidor, através da internet, busca conteúdo das organizações e pessoas, sejam elas verdadeiras ou falsas, pois a internet oferece o que é disponibilizado nela. Existem muitas ferramentas digitais que são usadas na internet e é necessário conhece-las para serem usadas corretamente como uma estratégia de marketing eficiente. Em relação às ferramentas digitais, analise as sequências a seguir:

I – As redes sociais são grupos de usuários que buscam compartilhar informações e possuem interesses comuns.

II – As mídias sociais são plataformas colaborativas que permitem a interação e troca de informações através de sistemas on-line.

III – As mídias digitais, aparelhos como smartphones e tabletes podem ser usados com sistemas digitais permitindo vários tipos de comunicação.

IV – As redes digitais são uma plataforma colaborativa de interação e troca de informações. Agora assinale a alternativa CORRETA:

As afirmativas I, II e III estão corretas

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Cada usuário que está na rede possui características que podem ser levadas em consideração quando for realizado um plano de marketing digital, pois é essencial conhecer esse cliente, saber o que ele deseja, o que procura e quais suas necessidades. Dessa forma o marketing necessita fazer pesquisa para identificar cada característica do consumidor para apresentar seus produtos e serviços. O Google possui ferramentas de pesquisa e identifica o que o usuário está procurando. Sobre as características do consumidor digital, analise as sequências a seguir e associe conforme o código:

I – Círculo fechado.

II – Buscador de informações.

III – Sociáveis.

IV – Megafone.

V – Cauteloso.

( ) Possuem blogs, gostam de compartilhar conteúdos e gostam de receber e enviar e-mails.

( ) São seletivos e muito ativos na internet, mas não gostam de compartilhar a vida pessoal.

( ) Pessoas que não gostam de serem marcadas e receber mensagens de marcas.

( ) Compartilham qualquer coisa na internet, inclusive informações e imagens particulares.

( ) Gostam de ler as recomendações dos outros usuários, no entanto, possuem pouco interesse em buscar informações dos produtos.

Agora assinale a alternativa com a sequência CORRETA:



Quando as empresas resolvem utilizar a ferramenta Inbound, elas têm a necessidade de seguir um fluxo, e quanto mais o planejamento for efetuado, melhor será o alcance do seu público alvo. É importante para a empresa não aborrecer o usuário com excesso de mensagens, pois provocará uma negativa em relação à imagem da empresa — é a mesma coisa quando uma operadora insiste em ficar ligando para trocar de plano. Em relação ao fluxo do Inbound, assinale V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas:

( ) As redes sociais são um segmento das mídias sociais.

( ) As mídias sociais possuem perfil social.

( ) As mídias sociais são tecnologias e ferramentas de comunicação.

( ) As redes sociais fornecem maneiras para trocar ideias e conteúdos

( ) Atração

( ) Conversão

( ) Vendas

( ) Direcionamento

( ) Pós-venda



O marketing digital, através da transmídia, encontrou uma forma mais prática de interagir com os usuários, assim tornou-se mais fácil de trocar informações, bem como um melhor conhecimento para identificar tendências de mercado. Sobre algumas características da transmídia, assinale a V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas

( ) Potencialidade de compartilhamento de conteúdo.

( ) Em uma narração os usuários podem fazer parte da história.

( ) Habilidade de criar novas histórias.

( ) Uso limitado pela velocidade da banda de conexão.

Agora assinale a sequência CORRETA:



O marketing viral é uma forma de propagação rápida e eficiente de algum conteúdo e ou promoção para o consumidor. Pois, como é sabido, nos dias atuais, as informações chegam com maior facilidade pelos inúmeros canais de comunicação e pela facilidade de obter a conexão pela internet como os meios tradicionais, rádio, televisão e impresso. Em relação ao marketing viral, existem algumas características que devem ser levadas em consideração quando se trata de propagação de conteúdo, principalmente pela internet. Analise as sentenças a seguir que fazem parte das características do marketing viral:

I – Distribuição de serviços e produtos de forma gratuita.

II – Oferecer meios de envios sem sacrifícios para os outros 

III – Usufruir dos recursos de terceiros.

IV – Ter acessibilidade do pequeno cliente.

V – Aproveitar as ferramentas existentes na internet. Agora assinale a alternativa CORRETA:



Sobre as técnicas Inbound e Outbound Marketing, assinale a alternativa CORRETA:



Com a revolução que ocorreu no mundo quando se trata de tecnologia, a internet, a partir da segunda guerra mundial, antes limitada ao uso militar, começou a ser usada para fins acadêmicos e posteriormente para a população. Desse modo, o marketing tradicional foi obrigado a evoluir, pois as pessoas estão muito mais conectadas e informadas, pelo fácil acesso as informações que estão disponíveis na internet, e assim o marketing tradicional se transformou em digital. Conforme a contextualização, assinale a alternativa Correta em relação ao Marketing Digital:



Conforme as inovações foram acontecendo no mundo digital e as pessoas passaram a interagir muito mais pela internet do que apenas ficar assistindo televisão, ocorreu uma tendência. Essa tendência passa acontecer a partir que as pessoas deixam de assistir televisão e preferem a interação entre outras pessoas, nesse caso está existindo uma transferência de audiência da televisão para a internet. Portanto muitos programas de televisão estão sendo disponibilizados na internet para que as pessoas possam assistir no momento e na hora que desejarem, independentemente se for pago ou não. Conforme a contextualização, nesse caso estamos falando de:



O marketing de busca é uma estratégia muito usada pelas empresas para que seu produto ou serviço possa ser mais facilmente encontrado pelo usuário interessado. Existem ferramentas muito eficientes que fazem com que o produto ou serviço da empresa seja o primeiro de uma grande lista de empresas, para isso é necessário pagar. Sobre essa estratégia de marketing busca, assinale a alternativa CORRETA



Já é sabido que a internet trouxe uma grande revolução em relação ao mundo da comunicação, facilitando a propagação de conteúdos e a facilidade de estar em constante contato síncrono com pessoas que muitas vezes estão do outro lado do mundo. Como exemplo dessas novas tecnologias, temos os tabletes e smartphones de fácil utilização e mobilidade que auxiliam no contato na rede mundial, pois podem acessar de qualquer lugar que exista conexão. O mundo do negócio ganhou ferramentas muito poderosas e práticas para o cotidiano das empresas e facilitou a interação com os usuários. Analise as sentenças a seguir em relação as ferramentas que favorecem as empresas no mundo digital: 

I – Assistência a comunicação institucional.

II – Criatividade na disponibilização de serviços on-line.

III – Ofertas nos serviços e produtos.

IV – Vantagens maiores que outras organizações que utilizam as mesmas ferramentas



O mundo muda constantemente, assim como a tecnologia, pois o que hoje é uma novidade, amanhã já se torna obsoleto. E com as pessoas não são diferentes, hoje elas possuem uma característica e amanhã poderão ter outro perfil de consumo. Dessa forma, as empresas precisam identificar as tendências que poderão oferecer o sucesso ou o seu fracasso. É muito importante identificar esse consumidor do futuro e estudar suas características Em relação às características do consumidor do futuro, assinale V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas: 

( ) As pessoas passam cada vez mais tempo sozinhas em casa.

( ) Aumento da segregação na diversidade cultural.

( ) Pouca lealdade com a marca, a escolha faz parte da liberdade individual.

( ) A geração mais nova está muito mais independente de seus pais e sem proteção. Agora assinale a sequência CORRETA:



Uma forma muito eficiente de apresentação de uma empresa no meio digital é através dos banners. Existe um grande número dessas propagandas e publicidades, no entanto, o profissional de marketing deverá ter o cuidado para não exagerar na quantidade, tamanho, gráfico e imagens para que o usuário não fique cansado enquanto está navegando na página, pois muitas vezes pode incomodá-lo. Existem alguns formatos de banner, dessa forma, analise as sentenças a seguir e associe conforme o código:

I – Sidekick.

II – Op-ups.

III – Floater.

IV – Takeover. 

( ) Janelas pequenas que abrem no meio do site independentemente.

( ) É uma homepage que ocupa todo espaço principal do site.

( ) imagens flutuantes que ficam por alguns segundos no site e logo desaparecem.

( ) É uma aba que se expande quando se passa o mouse, geralmente fica no lado direito e esquerdo do site. Agora assinale a alternativa CORRETA:



O marketing, seja o tradicional ou digital, deverá identificar tendências, apesar de não ser fácil fazer isso, pois é necessária muita pesquisa de mercado com pessoas e empresas e assim tomar decisões podendo ser corretas ou não, dependendo do entendimento que possa direcionar essas tendências. A comunicação está em uma transformação quando se trata de linguagens para elaboração de manifestações que são regidas pela diversidade, pois em um único modelo de comunicação podemos encontrar textos, fotos, áudios, imagens e vídeos em diversas plataformas digitais e tradicionais. A convergência mediática, ou seja, a mudança em relação às tendências da comunicação é percebida em três modelos. Referente aos modelos da Convergência mediática, assinale V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas: 

( ) Conteúdo – Transição entre um dispositivo para outro.

( ) Formato – Integrado em vários formatos, como multimídias ou multimeios.

( ) Busca – Uso de navegadores como base de consulta para conteúdo.

( ) Terminal – Mídias em apenas um só dispositivo com especificações diversas.

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O marketing, assim que ocorreu a revolução industrial, passou por várias transformações que foram definidas como as 4 eras do marketing. Essa mudança ocorreu em relação ao cliente, pois a partir de certo momento a cultura muda e as empresas, consequentemente, foram obrigadas a mudar para se manter no mercado. O Clássico Ford T preto de Herry Ford vendou muito, pois era um veículo barato, mas que só tinha na cor preta. As pessoas queriam outros modelos de carros, pois eram outras necessidades, outros desejos, e assim o marketing passou por 4 eras. Associe os itens a seguir de acordo com os códigos: 

I – Era da produção.

II – Era das Vendas.

III – Era do Marketing.

IV – Era do Relacionamento.

( ) Os consumidores eram os dominadores.

( ) O bom produto se vendia sozinho.

( ) Relação a longo prazo.

( ) Propagandas para convencer o cliente a comprar produtos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:



O marketing digital possui algumas diferenças para o marketing tradicional. É importante identificar essas diferenças, pois nem sempre uma estratégia tradicional poderá ser usada no ambiente digital e vice-versa - sempre é necessário fazer estudos para verificar qual a melhor forma de propaganda.

Em relação à contextualização, sobre o marketing digital, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:


( ) No marketing digital são usados outdoors, folders e cartão de visitas impressos para a propagação ou apresentação de um produto.

( ) No marketing tradicional, ainda são usadas as mídias como televisão e rádio.

( ) No marketing digital as ferramentas são exclusivamente utilizadas através de mídias digitais.( ) O marketing digital permite que as organizações aprimorem o relacionamento com seus consumidores.

Agora assinale a alternativa correta:



Com o aumento de usuários na internet, a tecnologia está se transformando para melhorar as atividades do dia a dia, consequentemente, dependendo da demanda, alguns produtos são inovados frequentemente, enquanto que outros podem demorar um pouco mais, no entanto, não são longos os prazos para inovação. Mídias e redes sociais, apesar de serem plataformas e ferramentas digitais, são diferenciadas.

Observe as sequências a seguir e assinale V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas:( ) As redes sociais são um segmento das mídias sociais

( ) As mídias sociais possuem perfil social

( ) As mídias sociais tecnologias e ferramentas de comunicação.

( ) As redes sociais fornecem maneiras para trocar ideias e conteúdos.



Ainda existe muita diferença entre países de primeiro mundo e de terceiro mundo, ou seja, os chamados em desenvolvimento. Uma delas é em relação à tecnologia quando se trata de internet, por exemplo, enquanto muitos países já falam na tecnologia 5G, nos países em desenvolvimento ainda existe no mercado a opção 2G, ou seja, nem chegamos ao 3G.

Em relação à era da mobilidade digital, assinale a alternativa correta:



As empresas quando decidem estar no mundo digital se deparam com uma infinidade de ferramentas que podem ou não auxiliar, depende da estratégia, do planejamento e até onde a empresa deseja chegar para alcançar os seus objetivos.

Sobre as técnicas Inbound e Outbound Marketing, assinale a alternativa correta:



Com a explosão das mídias digitais e as pessoas com maior facilidade de acesso as informações, empresas que ainda pensam que não é necessário um site para apresentar seus serviços e produtos estão fadadas a perder mercado, pois ainda pensam que não é necessário ter um website. O novo consumidor pesquisa na internet antes de fazer as compras, e as empresas que têm esse conhecimento possuem muito mais chances de vender o produto do que a empresa que ainda insiste em não ter. Quando a empresa disponibiliza um site com seus produtos e serviços na internet, ela deverá estar atenda a algumas características.

Assinale V para sentenças Verdadeiras e F para sentenças Falsas nas alternativas a seguir:

( ) Receptividade

( ) Não Segmentada

( ) Interatividade

( ) Segmentada



As formas que os profissionais de marketing buscam para apresentar o produto ou serviço das organizações na internet podem ser muito variáveis e dependem do quanto a empresa pode gastar e até onde deseja chegar — sempre em concordância com sua missão e seus objetivos. Cada modelo de propaganda ou publicidade tem suas particularidades, e para isso a empresa tem a necessidade de planejamento, e dessa forma qual é o seu posicionamento no mercado. Sabendo disso, a empresa decide utilizar os links patrocinados. Assinale a alternativa que corresponde com a contextualização:



A tecnologia trouxe uma infinidade de ferramentas que podem ser usadas digitalmente, e a internet facilita muito quando se deseja propagar informação, seja ela benéfica ou não. A informação viaja por vários caminhos até chegar ao seu destino final que é o usuário. A tecnologia tem suas vantagens e desvantagens e podem ocorrer muitos problemas, tanto para o usuário quanto para a empresa que está usando o marketing digital.

Em relação a internet, analise as sentenças a seguir:

l - A internet é considerada como uma grande rede de equipamentos eletrônicos, como smartphone, tabletes, notebooks e computadores interligados.

ll - A internet é considerada uma nuvem onde são trocadas informações entre usuários e empresas.

lll - A internet basicamente extinguiu a utilização do rádio e a televisão tradicional.

lV - A internet pode ser utilizada para troca de arquivos, leitura de e-mail, acesso a sites, redes sociais entre outros.



Assim como o marketing passou por suas eras, a Web também possui sua evolução, cada qual em uma época definida, sempre buscando suas necessidades para melhorar a interação com o consumidor. Cada qual segue uma sequência de acordo com a transformação dos ambientes gráficos e, principalmente, a interação com o consumidor.

Em relação a WEB, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas:

( ) A WEB 2.0 era estática.

( ) A WEB 2.0 surgiu os blogs, vídeos, imagens e músicas.

( ) A WEB 1.0 somente havia a navegação sem interação entre usuários e empresas.

( ) A WEB 3.0 é a organização das informações.

( ) A WEB 3.0 foi o desenvolvimento da interface gráfica.

( ) A WEB 1.0 era estática.

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